Explode pressão por regulação da inteligência artificial nos EUA
A Câmara de Comércio dos Estados Unidos quer regulamentação da tecnologia de inteligência artificial para garantir que ela não prejudique o crescimento ou se torne um risco à segurança nacional, afastando-se da típica postura antirregulatória do grupo de lobby empresarial.
Embora haja pouco em termos de legislação proposta para IA, o programa de inteligência artificial de rápido crescimento ChatGPT, que atraiu elogios por sua capacidade de escrever respostas rapidamente para uma ampla gama de perguntas, levantou preocupações dos legisladores dos EUA sobre seu impacto na segurança nacional e Educação.
Um relatório da Câmara apresentado nesta quinta, 9/3, sustenta que os formuladores de políticas e líderes empresariais devem intensificar rapidamente seus esforços para estabelecer uma “estrutura regulatória baseada em risco” que garanta que a IA seja implantada com responsabilidade.
Diz, ainda, que a IA deve adicionar US$ 13 trilhões ao crescimento econômico global até 2030 e que fez contribuições importantes, como aliviar a escassez de enfermagem hospitalar e mapear incêndios florestais para acelerar a resposta dos funcionários de gerenciamento de emergência. O relatório enfatizou a necessidade de estar pronto para a onipresença iminente e os perigos potenciais da tecnologia.