falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740
[google-translator]

EUA querem saber se Inteligência Artificial é 'legal, eficaz, ética, segura e confiável' - Consecti

EUA querem saber se Inteligência Artificial é 'legal, eficaz, ética, segura e confiável' - Consecti

Notícias
12 abril 2023

EUA querem saber se Inteligência Artificial é ‘legal, eficaz, ética, segura e confiável’

O Departamento de Comércio dos EUA (DoC) abriu nesta terça-feira, 11/04, uma consulta pública para definir se há a necessidade de medidas e políticas de responsabilização para o uso de Inteligência Artificial (IA), diante da crescente adoção de plataformas como o ChatGPT.  Na prática, a Agência de Administração Nacional de Telecomunicações e Informações da autoridade quer saber se os sistemas de IA “são legais, eficazes, éticos, seguros e confiáveis”.

“Sistemas de IA responsáveis podem trazer enormes benefícios, mas apenas se abordarmos suas possíveis consequências e danos. Para que esses sistemas alcancem todo o seu potencial, as empresas e os consumidores precisam poder confiar neles”, adicionou o administrador da NTIA, Alan Davidson.

A consulta pública quer debater quais políticas devem ser adotadas para apoiar o desenvolvimento de auditorias, avaliações, certificações e outros mecanismos de IA “para criar confiança conquistada nos sistemas de IA de que funcionam conforme reivindicado”. As contribuições serão recebidas até o dia 10 de junho.

Um grupo de ética tecnológica, o Centro de Inteligência Artificial e Política Digital, pediu à Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos que impeça a OpenAI de emitir novos lançamentos comerciais do GPT-4, dizendo que o chatbot era “tendencioso, enganoso e um risco à privacidade e à segurança pública”.

Fonte: Convergência Digital