falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740
[google-translator]

Estudo mapeia as cidades mais promissoras para o empreendedorismo feminino - Consecti

Estudo mapeia as cidades mais promissoras para o empreendedorismo feminino - Consecti

Notícias
09 fevereiro 2023

Estudo mapeia as cidades mais promissoras para o empreendedorismo feminino

A Dell Technologies apresenta a terceira edição do Índice Women Entrepreneur Cities (WE Cities), estudo que aponta as 55 cidades mais favoráveis ao empreendedorismo feminino, com base no impacto de políticas, programas e características locais. Assim como em anos anteriores, São Paulo segue sendo a única cidade do Brasil a figurar no ranking mundial, ocupando a 51ª posição.

Realizado em parceria com a S&P Global, o levantamento tem o objetivo de revelar os locais mais promissores para as mulheres empreenderem, levando em consideração cinco pilares: Talento, Capital, Cultura, Tecnologia e Mercado. Londres, Nova York e Bay Area (São Francisco) lideram o ranking do WE Cities em 2023.

A capital paulista caiu cinco posições em relação ao último índice publicado, em 2019. Os motivos variam. De acordo com a análise, o pilar “Capital” foi um dos que mais teve impacto no resultado: o acesso restrito ao dinheiro, com número limitado de investidores, associado à falta de grandes empresas de capital de risco e poucas oportunidades de crowdfunding, além de altos custos para empréstimos, são algumas das barreiras para a entrada de mulheres empresárias na cidade.

Um outro ponto a ser encarado por São Paulo é que ainda há pouca representatividade de mulheres na direção das grandes associações empresariais na cidade e em seus conselhos. São Paulo apresenta um progresso moderado em direção à igualdade de gênero em áreas como educação e saúde, mas esse atraso identificado nos cargos de liderança é prejudicial para o desenvolvimento do empreendedorismo local, e representa uma lacuna de modelos para mulheres que aspiram empreender.

O fato de São Paulo se manter no ranking ao lado de muitas das cidades mais competitivas do mundo, no entanto, demonstra que a cidade tem alguns pontos fortes que podem ser aproveitados para fomentar o empreendedorismo feminino e contribuir com o crescimento local. Entre os destaques estão os investimentos significativos na melhoria da conectividade móvel, que inclui o lançamento do serviço de internet 5G no segundo semestre do ano passado. A cidade ocupa a 26ª posição do ranking no subpilar “conectado” e já ostentava cobertura significativa de serviços móveis 3G e 4G.

Visão global

O WE Cities 2023 traz um reflexo das consequências causadas pela pandemia em algumas regiões, especialmente nos pilares de Talento e Cultura — este último sofreu um retrocesso quando as escolas e creches foram fechadas e as responsabilidades de cuidados, muitas vezes, se reverteram para as mulheres por ainda mais tempo.

Por isso, de acordo com Luciane Dalmolin, Diretora de Vendas para Pequenas Empresas da Dell Technologies no Brasil, é importante compreender como a tecnologia pode estar mudando em resposta à pandemia e estudar as necessidades e obstáculos tecnológicos potencialmente únicos para mulheres empresárias.

“A pandemia estreitou a correlação entre talento e tecnologia. Isso corresponde ao que descobrimos no Dell WE Cities Technology Deep Dive, ou seja, que as mulheres empreendedoras veem as habilidades tecnológicas como vitais, mas muitas vezes se preocupam por não terem um entendimento forte o suficiente para serem capazes de navegar na era digital”, explica a executiva.

Neste ano, novas cinco cidades entraram para o estudo: Montpellier (França), Mumbai (Índia), Auckland (Nova Zelândia), Wellington (Nova Zelândia) e Hamburgo (Alemanha), tornando o ranking ainda mais competitivo com 55 posições.

As cidades

Londres (Inglaterra)
Nova Iorque (EUA)
Bay Area
Paris (França)
Estocolmo (Suécia)
Chicago (EUA)
Los Angeles (EUA)
Toronto (Canadá)
Sydney (Austrália)
Boston (EUA)
Washington (EUA)
Melbourne (Austrália)
Seattle (EUA)
Wellington
Berlim (Alemanha)
Amsterdã (Holanda)
Copenhagen (Dinamarca)
Auckland
Vancouver (Canadá)
Atlanta (EUA)
Portland (EUA)
Singapura (Malásia)
Dublin (Irlanda)
Austin (EUA)
Miami (EUA)
Barcelona (Espanha)
Minneapolis (EUA)
Taipé (Taiwan)
Hong Kong (China)
Beijin (China)
Houston (EUA)
Warsaw
Pittsburg (EUA)
Belfast (Irlanda do Norte)
Xangai (China)
Munique (Alemanha)
Tel Aviv (Israel)
Milão (Itália)
Kuala Lumpur (Malásia)
Dubai (Emirados Árabes Unidos)
Seul (Coreia do Sul)
Johannesburg (África do Sul)
Nairobi (Quênia)
Hamburgo
Tóquio (Japão)
Bangalore (Índia)
Montepellier
Mumbai (Índia)
Déli (Índia)
Instambul (Turquia)
São Paulo (Brasil)
Lima (Peru)
Cidade do México (México)
Jacarta (Indonésia)
Guadalajara (México)

Fonte: TI Inside