Conexões IoT celulares atingirão 5,4 bilhões em 2030, diz pesquisa
O ecossistema IoT celular está preparado para uma transformação significativa ao longo dos próximos sete anos, impulsionada pela ascensão das tecnologias 5G, conforme revelado pela nova pesquisa da Omdia.
Com foco predominante em módulos 5G RedCap, 5G Massive IoT e 4G LTE Cat-1bis, prevê-se que as próximas remessas culminem em substanciais 5,4 bilhões de conexões celulares IoT (base instalada) até o ano 2030. Essa mudança de paradigma ressalta a evolução cenário e crescente destaque de soluções avançadas de conectividade celular.
A pesquisa também descobriu que a adoção em massa do 5G RedCap está prevista para começar a partir de 2024, com a tecnologia se estabelecendo como uma solução de conectividade intermediária para dispositivos 5G que não exigem especificações tão altas como comunicações ultra confiáveis de baixa latência (uRLLC) e Banda larga móvel aprimorada (eMBB). Também permitirá a proteção futura dos dispositivos, à medida que a indústria antecipa a eventual eliminação progressiva do 4G após o ano 2030.
“2024 será um ano crucial para o crescimento do 5G RedCap. Isso começará na China, onde o maior volume é esperado e, no devido tempo, os subsídios reduzirão o preço médio de venda (ASP) do módulo para preços semelhantes aos do LTE Cat-1”, comentou Alexander Thompson, analista sênior de IoT da Omdia.
A previsão também revela que mais de 60% das remessas de módulos IoT virão da região da Ásia e Oceania, representando aproximadamente 80% das conexões IoT em 2023. Notavelmente, o setor automotivo emerge como um fator-chave e deverá ver o maior número de remessas de módulos devido à crescente demanda por veículos inteligentes que integram conectividade 5G.
“Em toda a cadeia de valor da IoT, as Application Enablement Platforms (AEPs) continuam a ser o principal gerador de receitas. Ainda existe uma função para AEPs específicos/puros do setor, apesar do crescimento exponencial das ofertas de hiperescala e das restrições financeiras para startups na economia atual”, acrescentou Andrew Brown, líder de prática do grupo IoT da Omdia.
Fonte: TI Inside