falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

Como Paris 2024 está se preparando contra ameaças cibernéticas - Consecti

Notícias
07 maio 2024

Como Paris 2024 está se preparando contra ameaças cibernéticas

Em 2024 teremos mais um ano marcado pelo jogos olímpicos, que ocorreram em Paris de julho a agosto. Entretanto, grandes eventos esportivos carregam uma grande preocupação com relação a segurança, e a cibersegurança não poderia ficar de fora.

Sendo assim, a organização tem trabalhado em conjunto com a agência nacional francesa para a segurança da informação (ANSSI), e as empresas de segurança cibernética Cisco e Eviden, visando reduzir potenciais impactos relacionados a ataques cibernéticos.

“Não podemos evitar todos os ataques, não haverá Jogos sem ataques, mas temos que limitar os seus impactos nas Olimpíadas”, disse Vincent Strubel, diretor-geral da ANSSI, a agência Reuters. Apesar disso, Strubel demonstrou otimismo, garantindo que Paris 2024 operará a partir de um centro de operações de cibersegurança, num local mantido em segredo. “Os Jogos enfrentam um nível de ameaça sem precedentes, mas também fizemos um trabalho de preparação sem precedentes, por isso penso que estamos um passo à frente dos atacantes”, disse ele.

Dessa maneira, visando aumentar a segurança dos jogos olímpicos, os responsáveis contam com uma equipe composta por “hackers éticos”, realizando o pentest. Além disso, os especialistas estariam inclusive utilizando a IA para ajudá-los a fazer uma triagem das ameaças. “A IA ajuda-nos a fazer a diferença entre um incómodo e uma catástrofe”, disse Franz Regul, diretor-gerente de TI na Paris 2024.

Fonte: TI Inside