ComDCiber do Brasil se destaca em exercício de guerra cibernética com 26 países
O Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber) representou o Brasil no Defence Cyber Marvel 4 (DCM4), um dos maiores exercícios de cibersegurança do mundo, coordenado pelo Exército do Reino Unido, que envolveu 26 países com participações remotas a partir de 20 localidades, tendo como sede principal Seul, na Coreia do Sul.
Segundo o general Ivan de Sousa Corrêa Filho, secretário executivo do Gabinete de Segurança Institucional e futuro comandante do ComDCiber, a equipe brasileira teve desempenho de alto nível. “Ficamos muito satisfeitos”, disse a esta Convergência Digital.
O DCM4, realizado entre 23 e 28 de fevereiro, reuniu mais de 1 mil especialistas em cibersegurança, militares e agências governamentais para simular cenários realistas de ataques cibernéticos a infraestruturas críticas. Durante o exercício, as equipes foram divididas em “vermelha” e “azul”, competindo em situações de ataque e defesa.
Durante o DCM4, os participantes enfrentaram desafios complexos, como a reversão de ransomwares em tempo recorde. O último dia do exercício, apelidado de “Cybergeddon”, simulou um cenário de guerra cibernética total, testando ao máximo as habilidades das equipes.
As equipes com maiores pontuações foram 1) Forças de Defesa do Quênia em equipe conjunta do 71º Regimento de Sinais (Reino Unido); 2) 32º Regimento de Sinais (Reino Unido), 2MI (Reino Unido), 7MI (Reino Unido), em equipe conjunta com a Itália; e 3) Forças Armadas da Ucrânia.
Fonte: Convergência Digital