CNDI aprova primeira resolução e propõe estímulo à criação de plataformas digitais nacionais
A primeira resolução do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), cuja retomada das atividades foi registrada por TELETIME na semana passada, prevê uma intensificação das políticas de incentivo à tecnologia brasileira aumentando a participação de empresas nacionais no segmento de plataformas digitais. A ata da reunião está disponível aqui.
Isso significa, na prática, a criação de mecanismos que fomentem a construção de plataformas digitais brasileiras, como uma forma de garantir não apenas desenvolvimento tecnológico, mas também um cenário de inovação a partir de tecnologias brasileiras.
O tema está como um objetivo a ser alcançado, inserido dentro da missão “Transformação digital da indústria para ampliar a produtividade”. Além deste objetivo, o CNDI aprovou também, como metas a serem alcançadas para desenvolver a indústria brasileira:
- – Fortalecer e desenvolver empresas nacionais competitivas em tecnologias digitais disruptivas e emergentes, em segmentos estratégicos para a soberania digital e tecnológica;
- – Aumentar a produtividade da indústria brasileira por meio da incorporação de tecnologias digitais, especialmente as desenvolvidas e produzidas no país;
- – Reduzir a dependência produtiva e tecnológica do país em produtos nano e microeletrônicos e em semicondutores, fortalecendo a cadeia industrial das tecnologias da informação e comunicação; e
- – Realizar a atualização tecnológica das regiões industriais maduras.
Dentro de outra missão, “infraestrutura, saneamento, moradia e mobilidade sustentáveis para a integração produtiva e o bem-estar nas cidades”, consta como objetivo ampliar infraestruturas digitais locais, com foco em conectividade de alta velocidade e resiliente, incluindo as redes privativas e a integração entre hardware e software, para a prestação de serviços no âmbito das cidades e das indústrias inteligentes.
Todas as propostas apresentadas nas missões são metas apontadas como referenciais para o direcionamento de esforços a serem realizados por todos os segmentos e setores da sociedade quando desenvolverem ações para a indústria. Isso envolve especialmente poder público e setor produtivo.
Os programas e ações a serem implementados no âmbito da política industrial serão definidos em Resoluções do CNDI, e contarão com participação e direcionamentos dos ministérios envolvidos.
Fonte: Teletime