falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

China anuncia plano de implementação para melhorar a capacidade de segurança de dados no setor industrial - Consecti

China anuncia plano de implementação para melhorar a capacidade de segurança de dados no setor industrial - Consecti

Notícias
27 fevereiro 2024

China anuncia plano de implementação para melhorar a capacidade de segurança de dados no setor industrial

Nessa segunda-feira, 26, o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação chinês informou que pretende aprimorar a segurança de dados em importantes setores da indústria local. A medida tem como objetivo que até o final de 2026 o sistema básico de garantia de segurança de dados na indústria local esteja estabelecido.

A iniciativa chamada pelo governo chinês de “Plano de Implementação para Melhorar as Capacidades de Segurança de Dados no Setor Industrial (2024-2026)”, foi publicado no site oficial do MIIT, junto a um pedido do governo para que seja implementado com cuidado. “A consciência de proteção de dados aumentará amplamente, a responsabilidade principal pela segurança de dados das empresas-chave será implementada, o nível de proteção de dados em cenários-chave aumentará significativamente e os principais riscos serão efetivamente controlados.”, comunicou o ministério.

“Devemos melhorar a capacidade de governança da segurança de dados, promover um fluxo seguro e ordenado de elementos de dados e liberar seu valor, fornecendo um sólido apoio para acelerar a promoção da nova industrialização, construir uma potência industrial, uma potência cibernética e uma China digital.”, informa o plano.

Os pontos destacados pelo plano foram:

  • Realização básica da divulgação dos requisitos de segurança de dados para todas as empresas de grande porte em cada setor industrial.
  • Mais de 45.000 empresas iniciaram a proteção de dados por classificação e nível, abrangendo pelo menos as empresas industriais de grande porte classificadas entre as 10% principais em receita anual em cada província (região autônoma, município).
  • Iniciativa para o desenvolvimento de pelo menos 100 padrões e regulamentos nacionais, setoriais e de grupo relacionados à segurança de dados.
  • Seleção de pelo menos 200 casos típicos de segurança de dados, abrangendo não menos de 10 setores industriais.
  • Treinamento em segurança de dados para pelo menos 30.000 pessoas, com a formação de mais de 5.000 profissionais em segurança de dados na indústria.

Contexto

Na última semana, a Microsoft emitiu um comunicado informando que grupos hackers, apoiados pelo governo chinês, estariam usando as ferramentas da OpenAI. Um porta-voz da embaixada chinesa nos EUA disse que as acusações eram infundadas.

Desde o final do ano passado a cibersegurança vem crescendo cada vez mais no contexto geopolítico, muito disso se deve aos conflitos entre Rússia e Ucrânia, que protagonizam uma guerra cibernética, gerando uma insegurança global.

Fonte: TI Inside