“CESAR é um exemplo de pesquisa, desenvolvimento e inovação”, ressalta ministra Luciana Santos
Para debater a inovação na educação, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, visitou, nesta quinta-feira (25), o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), localizado no Recife Antigo, bairro da capital pernambucana. O secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Guila Calheiros, também participou da reunião. Na ocasião, a titular do MCTI conheceu os projetos em que a instituição atua, como o desenvolvimento de soluções para o dia a dia e projetos para reduzir as desigualdades sociais.
“O CESAR é um exemplo de pesquisa, desenvolvimento e inovação, que se colocou à frente do tempo e por isso até hoje cumpre o papel relevante em soluções do dia a dia do Brasil”, ressaltou a ministra Luciana Santos.
“Temos comprometimento com o impacto social e como é que a gente faz uso da tecnologia aqui”, ressaltou o CEO do CESAR, Eduardo Peixoto.
O CESAR é uma das unidades Embrapii em Pernambuco. Credenciada desde 2015 para desenvolvimento de projetos na área de produtos conectados, em 2023, recebeu um aporte no valor de R$ 35,5 milhões, provenientes da parceria entre Embrapii e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Programa Prioritário Rota 2030 e do contrato de gestão com o MCTI.
Fluxos
Uma das ações do CESAR é o Fundo Educacional, que promove um programa de bolsas de estudos, o Fluxos. A ação tem como objetivo formar pessoas em condições de vulnerabilidade socioeconômica, em cursos de graduação como design e ciência da computação. Para uma das estudantes bolsistas, Eduarda Oliveira, de 20 anos, a vida dela foi transformada desde que ingressou na instituição.
“Através da educação que a gente transforma histórias, vidas, perspectivas. Estudo Gestão e Tecnologia da Informação aqui no CESAR e continuo contribuindo com aquilo que eu estudo, tanto para educação quanto para o desenvolvimento”, disse.
CESAR
Centro de pesquisa e inovação sem fins lucrativos, o CESAR foi fundado em 1996, visando aproximar a academia do mercado de trabalho. É parte integrante e instituição âncora do Porto Digital, um dos maiores parques tecnológicos do Brasil,também sediado no Recife.
Fonte: MCTI