Casa do Brasil na França realiza Seminário de Pesquisa
Acontece entre 21 e 24 de fevereiro na Maison du Brésil (Casa do Brasil), na França, o Séminaire du Recherche (Seminário de Pesquisa). Ao todo, 65 doutorandos e pesquisadores irão apresentar e discutir seus projetos em 14 sessões. Para Antonio Brasil Junior, diretor da Maison du Brésil, “os debates demonstram um ambiente de retomada na colaboração acadêmica entre a França e o Brasil, o que fortalece nossa pós-graduação”.
O evento tem início com a conferência da Dra. Luciana Vieira Souza da Silva, pesquisadora da Unicamp e da École des hautes études en sciences sociales (EHESS) em Paris, que analisa o processo de concepção e fundação da Maison du Brésil, à luz da participação das ciências e dos cientistas nas políticas de países estrangeiros, com destaque para as redes formadas desde o início do Século 20 até o pós-guerra.
Outro destaque do encontro é o trabalho de Hélio Pajeú, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que apresenta um extrato de sua pesquisa de pós-doutorado na Université de Sorbonne intitulado Restos de Carnaval, que é uma adaptação livre do texto de Clarice Lispector.
Fundada em 1959, a Maison du Brésil acolhe professores, pesquisadores e estudantes brasileiros que chegam a Paris em programas acadêmicos, ou ainda artistas e profissionais brasileiros em estágio de aperfeiçoamento. Ela está vinculada ao Ministério da Educação brasileiro, através da CAPES por meio do decreto presidencial em 23 de setembro de 2002.
Acesse a programação do evento.
Fonte: CAPES