‘Caixa preta’ da crise climática será instalada na Austrália para alertar futuras civilizações
Uma “caixa preta” indestrutível será construída na costa da Tasmânia, na Austrália, no começo do próximo ano. A função do objeto será recordar “cada passo que damos” em direção à catástrofe climática, como se fosse uma caixa preta de um avião. Os receptores da mensagem serão futuras civilizações, que poderão entender o que causou nossa destruição, segundo a Australian Broadcasting Corporation.
O projeto é de uma empresa de marketing e comunicação chamada Clemenger BBDO em colaboração com pesquisadores da Universidade da Tasmânia. A caixa preta ainda não foi instalada, mas já começou a coletar informações em seu site.
A estrutura da caixa preta terá o tamanho de um ônibus e será feita de aço encoberto com painéis solares. No interior serão colocados HDs de armazenamento de dados, que carregarão dados relacionados às mudanças climáticas, como níveis de carbono na atmosfera e registros de temperaturas. A caixa também terá a capacidade de buscar mais informações na internet.
Os pesquisadores estimam que o espaço para armazenamento de dados vai acabar em 30 a 50 anos, por isso já planejam formas de melhorar a capacidade de armazenamento da caixa.
Ainda assim, a caixa a princípio funciona como uma estratégia de marketing para atrair a atenção de políticos e empresários para a urgência em tratar da crise climática.
Fonte: Yahoo Notícias