Brasil está entre os países que mais usam IA generativa, segundo estudo Google e Ipsos
O Brasil está acima da média mundial no uso de inteligência artificial (IA), revela nova pesquisa global do Google e da Ipsos. Em 2024, 54% dos brasileiros relataram ter utilizado IA generativa, enquanto a média global ficou em 48%. O estudo Our Life with AI: From Innovation to Application entrevistou 21 mil pessoas em 21 países.
À medida que a IA demonstra seus benefícios e capacidades, o otimismo em relação ao potencial da tecnologia aumenta: 65% dos brasileiros veem a IA como promissora, comparado a 57% no mundo. A versatilidade da tecnologia, que vai além do entretenimento, e a sua contribuição para diversas áreas da vida, como trabalho e educação, explicam a perspectiva positiva.
O entusiasmo se traduz em uma maior expectativa de ganhos, com 60% dos brasileiros prevendo aumento nos empregos, enquanto 49% da população mundial compartilha dessa mesma visão. O percentual de brasileiros que confiam nas mudanças no mercado de trabalho causadas pela IA cresceu de 62% para 68% em um ano. Em 2023, 20% dos trabalhadores brasileiros que se viam impactados pelo uso de IA no mercado de trabalho acreditavam precisar de um novo emprego. Em 2024, esse número caiu para 15%.
Potencialização dos avanços da ciência
Olhando para o futuro, os brasileiros veem a IA como uma força transformadora em diversos setores, com destaque para a ciência (80%), medicina (77%), agricultura (74%) e segurança cibernética (67%). Já 64% da população brasileira acredita que os benefícios da inovação, seja na ciência ou na medicina, superam os riscos dos avanços da IA.
É notável o potencial da inteligência artificial em áreas como a saúde. O Med-PaLM 2, por exemplo, é uma ferramenta de IA generativa do Google Cloud que está auxiliando radiologistas brasileiros da Dasa na identificação de doenças em exames de imagem, proporcionando resultados mais precisos e agilizando o processo de diagnóstico. O modelo de linguagem conversacional, projetado para responder perguntas médicas, foi lançado em 2022, e desenvolvido em parceria com médicos de diversos países. Essa inovação demonstra o potencial da IA para transformar a experiência do paciente e otimizar a gestão da saúde.
Ferramenta de crescimento pessoal e profissional
Os brasileiros demonstram grande entusiasmo pelas novas aplicações da IA, especialmente aquelas que facilitam a vida cotidiana, como a busca por informações on-line (81%), a assistência pessoal (76%) e o apoio aos estudos (74%). Além disso, há um consenso sobre a importância de ferramentas como assistentes de escrita (85%) e tradutores (89%). No geral, os brasileiros estão utilizando a IA generativa para ajudá-los a escrever (78%), fazer brainstorming (78%) e resolver problemas (87%), digerir documentos mais longos (72%) ou informações complexas (78%).
A IA está redefinindo o papel dos profissionais brasileiros, que veem nessa tecnologia uma oportunidade de aprimorar o nível de suas atividades. Três a cada quatro brasileiros entrevistados (78%) afirmam utilizar IA no trabalho e 88% dos entrevistados considera essencial o uso da IA para lidar com informações complexas e encontrar soluções inovadoras para os desafios do negócio.
Futuro da IA no país
Os brasileiros possuem uma visão dividida sobre como o país está aproveitando as oportunidades oferecidas pela IA: 54% acreditam que o Brasil está no caminho certo, enquanto a média global é de 63%. A população espera uma maior colaboração entre governo e empresas de tecnologia para impulsionar a IA, com destaque para investimentos em infraestrutura (73%), como internet de alta velocidade e energia.
“É inspirador ver o Brasil abraçando a IA generativa com entusiasmo e otimismo. Os resultados da pesquisa demonstram a confiança dos brasileiros no potencial da IA para gerar impactos positivos no trabalho, na educação e na vida cotidiana. O Google está comprometido em apoiar essa jornada, oferecendo ferramentas e recursos que ajudem brasileiros de todas as áreas a prosperar nesta nova era”, afirma Fábio Coelho, presidente do Google Brasil.
Essas são as conclusões de uma pesquisa realizada pela Ipsos e o Google entre 17 de setembro e 8 de outubro de 2024. Para o estudo, foram entrevistados, de maneira online, 21 mil adultos com 18 anos ou mais, em 21 países, entre eles: Brasil, Austrália, Bélgica, Canadá, França, EUA, Alemanha, Itália e Japão. No Brasil, a amostra contou com mil participantes. A pesquisa tem uma margem de erro de +/-3,8 pontos percentuais.
Os resultados deste relatório detalham a compreensão do ponto de vista dos brasileiros sobre os benefícios da IA, contribuindo para um debate mais aprofundado sobre o potencial da tecnologia para indivíduos e sociedade.
Fonte: TI Inside