Augusto Gadelha, ex-SEPIN, assume comando do CEITEC
Augusto Gadelha, ex-SEPIN, é o novo liquidante do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec). O Governo Lula decidiu reverter a liquidação da estatal de chips e retomar a sua produção. O Ceitec é a única empresa da América Latina capaz de projetar e produzir chips de silício. Gadelha vai substituir o oficial da reserva da Marinha, Abílio Eustáquio de Andrade Neto, indicado pelo governo Bolsonaro.
Vale lembrar que o presidente Lula criou seis Grupos de Trabalho para a reverter a situação do CEITEC. O prazo para a apresentação de resultados dos estudos e projetos sobre a empresa é de 120 dias, prorrogável por tempo determinado.
Augusto Cesar Gadelha Vieira é professor do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Já foi responsável pela SEPIN – Secretaria de Política de Informática. Cedido ao MCTIC, desde 2015 é diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTIC).
Pós-doutor em Engenharia Elétrica, o professor tem ainda mestrados em Engenharia Elétrica e Telecomunicações, com passagens acadêmicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRJ) e pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.
Fonte: Convergência Digital