Amazon suspende venda de livros criados por inteligência artificial
Cinco livros à venda na Amazon foram removidos depois que a autora estadunidense Jane Friedman reclamou que os títulos foram falsamente listados como sendo escritos por ela. Os livros, que Friedman acredita terem sido escritos por IA, também foram listados no site Goodreads, de propriedade da Amazon.
“Parece uma violação, porque é um material de baixa qualidade com meu nome”, disse Friedman ao Guardian. A autora de Ohio escreveu vários livros sobre a indústria editorial, e os títulos fraudulentos imitavam seu trabalho real. Como escrever e publicar um e-book rapidamente e ganhar dinheiro e um guia passo a passo para criar e-books atraentes, construir uma plataforma de autor próspera e maximizar a lucratividade foram dois dos livros listados. Os livros reais de Friedman incluem The Business of Being a Writer e Publishing 101.
Uma das descrições dos livros falsamente atribuídas dizia: “Este livro oferece estratégias práticas, dicas e técnicas para ajudar os escritores a otimizar seu processo de escrita, acelerar o cronograma de publicação de e-books e maximizar seu potencial de ganhos”.
Friedman foi informado pela primeira vez dos títulos fraudulentos por meio de um leitor que notou as listagens na Amazon e lhe enviou um e-mail após suspeitar que os livros eram fraudulentos. “Parece terrível. Isso me faz parecer que estou tentando tirar vantagem das pessoas com livros realmente ruins”, disse ela.
Tendo tido experiência com ferramentas de IA como o ChatGPT, projetado para fornecer respostas humanas aos comandos do usuário, Friedman imediatamente pensou que os livros eram gerados por IA depois de ler as primeiras páginas. “Eu escrevo no blog desde 2009 – há muito do meu conteúdo disponível publicamente para treinar modelos de IA”, escreveu a autora em seu site.