5G vai acelerar a adoção de soluções inovadoras para a Saúde
Nos últimos anos vimos o quanto a medicina e a tecnologia caminham lado a lado e, muito mais do que isso, são complementares. Essa conexão foi essencial para superar os desafios impostos pela pandemia.
Os próximos anos prometem uma revolução nos procedimentos cirúrgicos e atendimento dos pacientes, com a implantação da tecnologia 5G. Ela já começa a permitir um grande avanço em cirurgias assistidas, onde, à distância, especialistas poderão acompanhar o médico que está realizando o procedimento, graças à baixíssima latência da comunicação, diferencial essencial nesse tipo de intervenção médica.
O 5G vai permitir o empoderamento do médico, uma vez que ele terá condição de tomada de decisões mais rápidas, ágeis e eficientes no atendimento da população. Será possível conectar médicos e pacientes que estão a quilômetros de distância – com maior confiabilidade da conexão – melhorando o acesso à saúde de populações que, em geral, não têm.
Outro fator importante na adoção desta tecnologia será a capacidade de usar realidade virtual para ensinar, treinar e simular cirurgias, acelerando a capacitação de médicos e enfermeiros, melhorando o índice de assertividade dos procedimentos e a consequente redução de custos.
Conheça todo o potencial que o 5G pode trazer para o segmento de saúde acessando o artigo https://proximonivel.embratel.com.br/como-o-5g-pode-revolucionar-o-setor-da-saude/
Conheça também o que já está sendo feito no artigo https://proximonivel.embratel.com.br/5g-saude-4-0/
Fonte: TI Inside