falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740
[google-translator]

4 em cada 6 brasileiros acreditam no potencial da IA, indica estudo - Consecti

4 em cada 6 brasileiros acreditam no potencial da IA, indica estudo - Consecti

Notícias
11 outubro 2023

4 em cada 6 brasileiros acreditam no potencial da IA, indica estudo

A Getty Images, empresa global especializada na criação e comercialização de conteúdo visual, anunciou na última quinta-feira (5) os resultados de sua mais recente pesquisa global, VisualGPS, revelando que a América Latina é uma das regiões com maior interesse e entusiasmo pelas tecnologias de inteligência artificial (IA) em todo o mundo.

De acordo com este estudo, que capturou as opiniões de mais de 7.000 adultos em mais de 25 países ao redor do mundo, 4 em cada 6 brasileiros afirmaram que enxergam como a IA pode ter um impacto positivo em suas vidas. Esse número está acima da média global, onde apenas 5 em cada 10 concordaram.

O estudo também revelou que os consumidores no país demonstram 15% mais interesse por essa tecnologia em comparação com o resto do mundo. Além disso, ao contrário de países como Estados Unidos, Canadá, França, Reino Unido e Austrália, menos de 34% das pessoas no Brasil afirmam se sentir nervosas ou ameaçadas pelo avanço dessa tecnologia.

A pesquisa sugere que esse otimismo e apelo são impulsionados pelos benefícios que a IA oferece em termos de produtividade. 9 em cada 10 pessoas na região acreditam firmemente na promessa de que a IA pode ajudá-las a serem mais eficientes e veem essa tecnologia como um meio para se tornarem mais produtivas ou até mesmo como um assistente pessoal.

Segundo o Índice Global de Adoção de IA da IBM, 29% das empresas na América Latina afirmam ter implementado a inteligência artificial, enquanto 43% estão nos estágios iniciais de experimentação com essa tecnologia. O Brasil, no entanto, está acima das médias global e regional, com 41% das empresas confirmando o uso da IA em suas operações, sugerindo que as companhias do país estão interessadas na tecnologia e não estão ficando atrás de seus competidores globais.

Tristen Norman, Diretora de Insights Criativos no departamento de Pesquisa Visual da Getty Images, comentou: “Nossa pesquisa VisualGPS revelou que as pessoas na América Latina estão claramente cativadas pelas promessas que a IA oferece em termos de aumento da eficiência, melhorias na experiência do usuário e novas formas de abordar desafios complexos. Além disso, observamos um aumento constante nas buscas por imagens e vídeos relacionados à IA.”

“À medida que a inteligência artificial continua a se expandir rapidamente em nossas vidas, as empresas que desejam integrar a IA em seus modelos de negócios, ou aquelas que já o fazem, têm uma oportunidade sem precedentes de moldar a narrativa em torno dessa poderosa tecnologia. Usando conteúdo visual autêntico, as marcas podem não apenas aumentar a confiança do consumidor, mas também promover uma compreensão mais profunda do potencial da IA para impulsionar mudanças positivas.”

Embora a IA tenha sido cercada de questionamentos, incluindo a possibilidade dessa tecnologia substituir a criatividade humana, os especialistas da Getty Images sugerem que essa percepção pode ser combatida por meio de conceitos visuais que comuniquem a ideia de que essas ferramentas estão, em última instância, em nossas mãos e que, como sociedade, podemos escolher como e por que as usamos, mesmo destacando a presença ou controle humanos dentro dos conceitos de IA.

Além disso, os mesmos especialistas recomendam focar em narrativas visuais que não sejam excessivamente abstratas ou futurísticas. Em vez disso, eles sugerem visualizar como a tecnologia pode ter um impacto positivo no trabalho das pessoas, em suas casas, escritórios e ambientes cotidianos. Eles aconselham evitar estéticas visuais excessivamente sombrias ou azuladas, pois contribuem para uma percepção de incerteza e desconhecimento em relação à IA. Em vez disso, é aconselhável comunicar essa nova tecnologia por meio de cores mais claras e otimistas.

Fonte: TI Inside