Governo de Pernambuco anuncia novos concursos da UPE com 58 vagas para professores
O Governo do Estado anunciou, nesta terça-feira (18), o novo concurso da Universidade de Pernambuco (UPE) com 58 vagas para docentes do magistério superior. O anúncio foi feito no Palácio do Campo das Princesas, com a participação da governadora Raquel Lyra, da vice-governadora Priscila Krause, de representantes da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/PE) e das unidades de educação e de saúde da UPE, vinculada ao órgão.
A Secti/PE foi representada pela diretora de estratégias e ambiente legal para inovação, Marília Amorim e pelo gerente de estratégias e ambiente legal para inovação, Wylliams Santos. Segundo Marília Amorim, com a autorização do Governo, os interessados poderão se inscrever em breve no concurso. “A expectativa é que as inscrições para o edital iniciem na primeira semana de abril”, pontua a diretora.
Serão ofertadas 58 vagas que estão distribuídas nas categorias Auxiliar (com titulação de especialista), Assistente (com titulação de mestre) ou Adjunto (com titulação de doutor), de acordo com as necessidades de atuação em diversas graduações da Universidade. As vagas atenderão os cursos de Medicina (Campi Garanhuns, Serra Talhada e Santo Amaro), Administração (Campi Salgueiro e Mata Sul) e Serviço Social (Campus Mata Sul), Engenharias e Física de Materiais (Campus Benfica), Psicologia, Licenciaturas (Campi Mata Norte, Garanhuns e Petrolina), Enfermagem (Campi Ouricuri, Petrolina e Santo Amaro), Odontologia, Terapia Ocupacional (Campus Santo Amaro), Engenharia de Software (Campi Surubim e Garanhuns), Sistemas de Informação (Campus Surubim).
“Esse concurso vai fortalecer os nossos cursos de formação tão importantes para o estado de Pernambuco. Estamos tendo uma parceria muito forte com a UPE. Temos muitos planos e ações já concretizadas. Isso se seguirá em diversas outras ações de investimentos em obras que vão permitir mais conforto aos nossos alunos e aos nossos profissionais”, destacou a governadora.
A expectativa é que a publicação do edital ocorra no início de abril. As provas, em quatro etapas (escrita, didática, plano de trabalho e currículo) devem acontecer entre junho e julho, com o ingresso dos docentes no segundo semestre de 2025.
“O concurso docente atenderá a uma demanda muito importante da UPE, com o fortalecimento da nossa comunidade acadêmica, em diferentes campi de Pernambuco. Os novos docentes poderão atuar em atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação, com pesquisas de ponta em suas unidades de educação”, pontuou a reitora da UPE, Maria do Socorro Cavalcanti.
Fonte: SECTI PE