Vivo inaugura três usinas solares no Paraná
A Vivo inaugurou três usinas solares no interior do Paraná em parceria com a Helexia, informou a operadora nesta quinta-feira, 4. As instalações nas cidades de Alto Paraná, Cidade Gaúcha e Loanda foram entregues pela empresa de transição energética e juntas têm capacidade instalada de 18,4 megawatts-pico (MWp), o suficiente para abastecer mais de 1,7 mil pontos de consumo da tele.
A iniciativa faz parte do projeto de geração distribuída e consumo de energia 100% renovável da Vivo. Com essas novas usinas, a operadora agora soma 55 unidades de geração distribuída no Brasil. A energia produzida nas usinas será enviada ao Sistema Nacional Integrado (SIN), especificamente na rede da distribuidora local. Isso vai gerar crédito para a Vivo, economizando nas faturas de consumo de eletricidade.
“A inauguração das usinas a serviço da Vivo no Paraná é mais um importante passo em nosso projeto de geração distribuída, que prevê a instalação de unidades de fontes solar, hídrica e de biogás, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e diversificação da matriz energética em diferentes regiões do país”, declarou em comunicado o diretor de patrimônio, logística e compras da Vivo, Caio Guimarães.
A construção das usinas beneficiou a região com cerca de 120 empregos diretos e indiretos durante os 12 meses de obras. Também em comunicado, o CEO da Helexia Brasil destacou vantagens da iniciativa ocorrer no Paraná por “boas perspectivas para um consumo consciente”.
A Helexia ainda finalizou obras em Paranaíba (MS), chegando à marca de 23,3 MWp em operação comercial no Brasil.
Fonte: Teletime