falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

UPE Inaugura Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Computação no Agreste Meridional - Consecti

UPE Inaugura Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Computação no Agreste Meridional - Consecti

Giro nos estados
25 abril 2024

UPE Inaugura Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Computação no Agreste Meridional

Como marco histórico para Garanhuns e região, a Universidade de Pernambuco (UPE), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, anuncia a inauguração do primeiro Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Computação no Agreste Meridional, oferecendo níveis de mestrado e doutorado. A aula inaugural está agendada para esta sexta-feira, 19 de abril, às 10h, no campus Garanhuns.

O programa, pioneiro na região, é uma iniciativa inovadora da UPE para promover a excelência acadêmica e impulsionar o desenvolvimento tecnológico local. A aula inaugural será transmitida ao vivo para os polos do Recife e Campinas, demonstrando o compromisso da universidade em ampliar o acesso ao conhecimento em toda a sua rede de ensino.

Para a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Mauricélia Montenegro, uma das características mais marcantes do programa é o seu funcionamento multicampi, que permite que as aulas sejam ministradas simultaneamente no Recife, Caruaru, Garanhuns e Campinas, utilizando recursos avançados de videoconferência. “Isso permite que os estudantes participem das atividades acadêmicas em qualquer campus, sem qualquer prejuízo para sua formação”, comentou a gestora pública.

Durante a formação, os estudantes terão a flexibilidade de escolher seus orientadores, podendo optar por professores de qualquer um dos polos, conforme suas áreas de interesse e afinidades acadêmicas.

A interiorização deste programa está alinhada com os compromissos do Governo do Estado de Pernambuco e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, que têm como foco o fortalecimento da educação superior e o estímulo à pesquisa e inovação em STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). “Essa iniciativa está em total consonância com as propostas do plano do governo Raquel Lyra, que destacam a importância de fortalecer a UPE e incentivar a pesquisa científica e tecnológica, bem como promover a integração entre empresas e instituições de pesquisa e desenvolvimento”, pontuou Mauricélia.

De acordo com a reitora da UPE, Socorro Cavalcanti, a inauguração do PPGEC atende a uma demanda por profissionais de tecnologia no Agreste de Pernambuco. “A UPE, com sua capilaridade em todo o Estado, tem contribuído com o desenvolvimento socioeconômico em diferentes localidades. O novo curso vai fortalecer os estudos sobre tecnologia na região e atrair diferentes profissionais e pesquisadores para a cidade”, destacou a professora Socorro Cavalcanti. “A instalação deste programa é fundamental para a região, pois a localidade está se tornando um importante Polo de Tecnologia da Informação. Com a estrutura, a UPE poderá colaborar com a formação de novos profissionais, inclusive com o curso de graduação já existente, e o aperfeiçoamento daqueles que já estão em atuação. Com o programa, os profissionais poderão desenvolver softwares de alta qualidade e soluções digitais relevantes para Pernambuco”, completou o professor Carmelo Bastos, Pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação.

Fonte: SECTI PE