falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

Ueap comemora 18 anos com bolo e participação de novos servidores - Consecti

Ueap comemora 18 anos com bolo e participação de novos servidores - Consecti

Giro nos estados
10 junho 2024

Ueap comemora 18 anos com bolo e participação de novos servidores

Com muita música e a participação de sua comunidade acadêmica, a Universidade do Estado do Amapá comemorou nesta segunda-feira, 03/05, os seus 18 anos de história. A festa teve bolo comemorativo de mais de 2 metros e shows da DJ Estelly e do cantor Zé Miguel, que também é docente da instituição.

É uma alegria muito grande a Universidade completar sua maioridade diante de dois marcos tão significativos:  a nomeação dos novos técnicos, e a renovação do quadro de professores”, comemorou Katia Paulino, reitora da Ueap, relembrando a recente nomeação de 110 docentes e 120 técnicos para o quadro efetivo da Universidade.

A reitora observou ainda que alguns cursos da Universidade nos últimos anos operavam com apenas um professor efetivo em seus quadros, além de muitos setores técnicos apresentarem falta de servidores. “Estávamos numa situação de defasagem de recursos humanos, muitos setores mal funcionam ou estavam apenas com um servidor efetivo ali lotado, como é o caso do atendimento psicológico. Alguns colegiados estavam com um único docente efetivo, porque os outros estavam de licença para doutorado ou haviam se transferido, como foi o caso do curso de Filosofia e o de Engenharia Florestal”, exemplificou a gestora.

A história da Ueap começa em 2006, no antigo prédio onde funcionava o já extinto Instituto de Educação do Amapá (IETA) e que atualmente é o Campus I da universidade, local onde aconteceu a grande comemoração de aniversário da instituição.

Além da presença da reitoria, docentes e técnicos da instituição, muitos acadêmicos estiveram presentes na festa, como é o caso de Deusa Machado, ex-aluna e atual servidora. “Eu fui estudante aqui da Ueap e hoje sou servidora, vim pela transposição. Recebi uma série de opções para a transferência e optei pela Ueap porque eu tenho gratidão pelo que aprendi aqui e quis retornar para dar a minha mão-de-obra aqui”, relatou. Outros servidores do quadro atual também estiveram presentes na comemoração, caso do engenheiro Cleyson Paiva. “Fiz vestibular em 2006 aqui na Ueap, fico até emocionado de lembrar disso, eu tenho uma placa ali na frente com a minha foto na formatura. É com muito orgulho que eu retorno à Universidade, a Ueap mudou a minha vida, tive a oportunidade de cursar mestrado no Rio de Janeiro, trabalhei na Petrobrás, mas o caso é que eu sempre me senti muito feliz aqui, e eu tenho muito orgulho de dizer que eu fui aluno, e hoje eu também sou professor da Ueap”, disse Clayson, sob aplausos.

A festa teve como foco esse importante marco para a Ueap, mas também celebrou grandes conquistas alcançadas pela universidade nos últimos anos, como a criação do Campus Território dos Lagos, no município de Amapá; a aquisição do Prédio Administrativo, localizado no centro de Macapá; além da criação de novos cursos e programas dentro da instituição.

Hoje, a Ueap conta com 3500 estudantes distribuídos em 18 cursos de graduação e 12 cursos de pós-graduação. E também, a partir da chegada de novos servidores, através de concursos públicos realizados em 2023 e 2024, a instituição passou a ter um corpo docente de 206 professores efetivos e um quadro técnico-administrativo de 231 profissionais.

Fonte: UEAP