falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740
[google-translator]

Sistema Secitece participa do lançamento do Plano Plurianual do Ceará (PPA) - Consecti

Sistema Secitece participa do lançamento do Plano Plurianual do Ceará (PPA) - Consecti

Giro nos estados
09 junho 2023

Sistema Secitece participa do lançamento do Plano Plurianual do Ceará (PPA)

Representantes do Sistema Secitece participaram, nesta terça-feira (6/6), do lançamento do Plano Plurianual Participativo e Regionalizado do Ceará. A atividade aconteceu no Palácio da Abolição, em Fortaleza, sob a liderança do governador Elmano de Freitas.

Estiveram presentes a titular da Secitece, Sandra Monteiro, acompanhada da secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna, Adeline Lobão, e da coordenadora de Desenvolvimento Institucional e Planejamento, Raísa Silvestre; o presidente do Nutec, Francisco Magalhães, e o diretor administrativo-financeiro, Charles Nobre; o presidente da Funcap, Raimundo Costa, juntamente com a coordenadora de Planejamento, Ana Carolina Rocha; a reitora da UVA, Izabelle Mont’Alverne; o reitor da Uece, Hidelbrando Soares, com o pró-reitor de Planejamento, Paolo Giuseppe Lima; e, ainda, o reitor da Urca, Lima Junior, e seu vice-reitor, Carlos Kleber.

A Seplag, responsável pela condução do processo de elaboração do plano, esteve presente do evento, sendo representada pela secretária Sandra Machado. Na oportunidade, a titular da Seplag apresentou ao público presente o objetivo, os eixos estratégicos, etapas e, principalmente, como ocorrerá a participação cidadã, por meio de 14 encontros regionais, realizados entre 21 de junho e 20 de julho, assim como pelo acesso à plataforma digital cearaparticipativo.ce.gov.br.

Participaram do momento a ministra da Gestão e Inovação nos Serviços Públicos, Esther Dweck; a vice-governadora Jade Romero; a senadora da República, Augusta Brito; o presidente do TCE/CE, Valdomiro Távora; o procurador-geral de Justiça do Estado do Ceará, Manoel Pinheiro; e a defensora pública geral do Ceará, Elizabeth Chagas. Os secretários executivos da Seplag – de Planejamento e Orçamento, Naiana Corrêa; de Gestão e Governo Digital, Auler Gomes: e de Planejamento e Gestão Interna, Avilton Júnior – também marcaram presença no evento, que contou ainda com a presença de autoridades e técnicos estaduais.

Sobre o Ceará Participativo

O Governo do Ceará e os cidadãos já podem construir o Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, instrumento de planejamento de médio prazo que define diretrizes, objetivos e metas da administração pública para os próximos quatro anos. Desde o início do ano, o Estado vem trabalhando com os representantes dos órgãos/entidades da administração pública estadual a construção dos resultados almejados e dos indicadores para o PPA, além de outros temas importantes para a construção do orçamento.

O PPA 2024-2027 do Ceará está dividido em quatro eixos estratégicos que organizam as áreas de atuação e as prioridades da atual gestão: O Ceará que cuida, educa e valoriza as pessoas; O Ceará que inova, produz e trabalha; O Ceará que preserva, convive e zela pelo território; e O Ceará que participa, planeja e alcança resultados.

Serão realizados 14 encontros regionais com sede nas cidades de Baturité, Morada Nova, Granja, São Benedito, Sobral, Itapipoca, Pedra Branca, Tauá, Tamboril, Icó, Crato, Beberibe, Canindé e Fortaleza. Os eventos ocorrerão entre os dias 21 de junho e 20 de julho de 2023 com o objetivo de a população definir as diretrizes regionais para o planejamento estadual.

Plataforma digital

Além dos encontros presenciais, os cearenses também podem contribuir com a construção do PPA 2024-2027 de forma virtual. Ao entrar no site http://cearaparticipativo.ce.gov.br/, o cidadão poderá priorizar até seis temas que considera mais importantes para sua região, escolher uma diretriz prioritária dentro de cada tema e sugerir até três novas propostas.

Após essas etapas, as diretrizes regionais e propostas da população serão encaminhadas aos órgãos e entidades do governo, envolvendo também os conselhos de políticas públicas, para que as considerem na elaboração do PPA. Por fim, haverá o momento do diálogo parlamentar, com a proposição de emendas parlamentares para a composição do planejamento estadual.

Fonte: SECITECE CE