falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

Sict e Fapergs debatem ciência e inovação na saúde em simpósio - Consecti

Sict e Fapergs debatem ciência e inovação na saúde em simpósio - Consecti

Giro nos estados
01 junho 2023

Sict e Fapergs debatem ciência e inovação na saúde em simpósio

A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) estão participando do1º Simpósio Estadual de Saúde Única, que ocorre nesta quarta (31) e quinta-feira (1), em Porto Alegre. O evento é promovido pela Rede Saúde Humana, Animal e Ambiental do RS (Rede Saúde Única), da qual Sict e Fapergs fazem parte, e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O diretor de Conhecimento para Inovação, Ciência e Tecnologia da Sict, Diego Moraes, representou a secretaria na abertura do simpósio e destacou a importância do tema no plano de governo, “O Estado deve ser um centro inovador na saúde, sobretudo na saúde pública. Temos trabalhado incessantemente para construir redes e pontes. Este evento é uma oportunidade para se aprofundar nesse sentido”, apontou.

Entre as iniciativas da Sict, ele citou um protocolo de colaboração firmado com a Fiocruz e um edital, a ser lançado este ano, para construção de soluções inovadoras em saúde envolvendo universidades e empresas. Além disso, o planejamento estratégico da Sict para o período 2023-2026 inclui a saúde como área estratégica no eixo “Transformar”.

Moraes explicou ainda que, dos oito ecossistemas regionais de inovação do estado, quatro têm a saúde como uma de suas prioridades. “É importante interiorizar as políticas públicas de inovação na saúde e levar uma saúde de qualidade para os cidadãos do interior”, afirmou.

Na sequência do simpósio, o diretor-presidente da Fapergs, Odir Dellagostin, participou de um painel sobre financiamento de projetos em saúde única. “Tenho ressaltado a importância de termos recursos para financiar projetos de pesquisa no âmbito da Rede Saúde Única. Lançamos edital no ano passado, num apoio conjunto entre Fapergs e Fiocruz”, pontuou. O edital Programa Inova Fiocruz/Programa de Pesquisa em Saúde Única, no valor de R$ 4 milhões, contemplou 12 projetos, de diversas áreas, para fortalecer a pesquisa em rede.

O 1º Simpósio Estadual de Saúde Única segue até quinta, no Instituto de Ciências Básicas da Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Rua Ramiro Barcelos, 2.600). O evento destaca a colaboração e a transdisciplinaridade para a tomada de decisão na prevenção e no combate às doenças transmissíveis, em especial as zoonoses, para se alcançar bons resultados em saúde pública na trilha do desenvolvimento sustentável. Pode ser acompanhado de forma online pela UFRGS TV no YouTube.

Sobre a Rede Saúde Única 

A Rede busca fortalecer e integrar processos de apoio à produção de ciência, tecnologia e inovação em saúde única, que beneficiem a população do RS por meio de troca de conhecimentos entre as instituições participantes nas áreas de pesquisa em saúde pública, vigilâncias ambiental e epidemiológica e sistemas de respostas a doenças, em especial as infecciosas.

Fonte: SICT RS