falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740
[google-translator]

Servidora pública do Acre é palestrante no Colégio Americano de Cirurgiões, maior fórum do setor no mundo - Consecti

Servidora pública do Acre é palestrante no Colégio Americano de Cirurgiões, maior fórum do setor no mundo - Consecti

Giro nos estados
05 novembro 2024

Servidora pública do Acre é palestrante no Colégio Americano de Cirurgiões, maior fórum do setor no mundo

A médica Fernanda Lage, cirurgiã pediátrica da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), foi palestrante no Congresso Anual 2024 do American College of Surgeons (ACS), o Colégio Americano de Cirurgiões, a maior congregação de cirurgiões do mundo. O evento foi realizado no fim de outubro em São Francisco, na Califórnia, nos Estados Unidos.

O ACS é uma sociedade científica que reúne cirurgiões de todo o planeta e promove excelência no cuidado e desenvolvimento de lideranças para impulsionar a qualidade da assistência cirúrgica à população mundial.

Servidora pública é palestrante no Colégio Americano de Cirurgiões, maior congregação de cirurgiões do mundo. Foto: acervo pessoal

Com vasta experiência e resultados comprovadamente favoráveis no tratamento de doenças cirúrgicas de crianças, principalmente referentes a malformações congênitas, a carioca Fernanda Lage Lima Dantas é, devido à sua competência, uma profissional de grande prestígio no Acre, já tendo recebido as cidadanias rio-branquense e acreana, além do título de Mulher de Destaque 2021 da Câmara de Vereadores de Rio Branco.

Médica Fernanda Lage é profissional de grande prestígio no Acre. Foto: acervo pessoal

Em 2018 foi premiada pelo mesmo Colégio Americano por reconhecimento à qualidade e dedicação com que desempenha seu trabalho como única cirurgiã pediátrica do Acre desde 2005.

Desde 2019, é membro titular da instituição, atualmente fazendo parte do Comitê de Relações Internacionais e representando a diretoria do Capítulo Brasileiro no ACS, com participação ativa na programação científica do congresso.

Desde 2019, médica é membro titular do Colégio Americano de Cirurgiões. Foto: acervo pessoal

Este ano, Fernanda foi responsável por organizar, na grade científica do congresso, um painel sobre cirurgia global, discutindo aspectos práticos e apresentando experiências bem-sucedidas no setor.

No evento, reuniu palestrantes médicos de Harvard e profissionais que implementaram programas de sucesso em países do continente africano e do Oriente Médio. “Minha ideia foi contribuir na construção de um conhecimento coletivo, que facilite a implementação de programas para a melhoria das condições de saúde das populações mais necessitadas do mundo, voltado para o tratamento das doenças cirúrgicas”, explica.

Apesar das diferenças culturais entre os diversos países e regiões do mundo, os problemas de falta de acesso à atenção à saúde de qualidade são relativamente semelhantes, e iniciativas que se mostraram efetivas em uma localidade podem ajudar na solução de problemas semelhantes em outras.

Fernanda Lage: “Estou muito emocionada e realizada com o reconhecimento internacional do meu trabalho”. Foto: acervo pessoal

A experiência do Acre desde o início do milênio, com implementação de ensino médico de qualidade e desenvolvimento de várias especialidades médicas, é um exemplo a ser seguido. Lage participou desse processo desde o princípio e até hoje tem atuação importante, tanto na Faculdade de Medicina como na Residência Médica do Estado, tendo contribuído com a formação de inúmeros médicos em atuação hoje no estado, de diferentes especialidades.

Durante o evento, houve um reconhecimento internacional do modelo de formação médica desenvolvido no Acre como estruturante para a construção de um sistema de saúde robusto, capaz de absorver as demandas da sua população.

“Definitivamente o Acre está fazendo história e marcando presença no cenário da cirurgia global internacional”, diz Fernanda Lage. Foto: acervo pessoal

Em reconhecimento ao seu papel de liderança e comprometimento com a missão da instituição médica, Fernanda foi, ao fim do evento, convidada para compor a Diretoria Executiva do ACS. “Definitivamente o Acre está fazendo história e marcando presença no cenário da cirurgia global internacional, movimento que tem potencial para atrair importantes parcerias estratégicas para o desenvolvimento de nossa saúde”, afirma.

Atualmente Fernanda Lage atua na Maternidade Bárbara Heliodora – Hospital da Criança (SASMC), atendendo recém-nascidos e demais crianças internadas, e na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), onde realiza atendimento ambulatorial e cirurgias eletivas.

“Estou muito emocionada e realizada com o reconhecimento internacional do meu trabalho, que é fruto de muito esforço e dedicação aos meus pacientes e alunos. Já tenho o carinho de muitas famílias acreanas, de quem cuido há muito tempo. Poder levar o exemplo de como uma pessoa dedicada pode fazer a diferença em sua comunidade é uma oportunidade muito boa, pois posso inspirar outros médicos, principalmente os mais jovens, a seguirem o mesmo caminho, servindo assim como multiplicadora”, avalia Fernanda.

Fonte: Notícias do Estado do Acre