falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740
[google-translator]

Secti/PE acompanha anúncio de investimento do Governo Federal no Hospital do Câncer de Pernambuco - Consecti

Secti/PE acompanha anúncio de investimento do Governo Federal no Hospital do Câncer de Pernambuco - Consecti

Giro nos estados
25 março 2025

Secti/PE acompanha anúncio de investimento do Governo Federal no Hospital do Câncer de Pernambuco

O secretário executivo da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/PE), Kenys Bonatti, acompanhou, nesta sexta-feira (21), o anúncio de investimento ao Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Na ocasião, a ministra Luciana Santos anunciou o investimento de 13,2 milhões para a unidade de saúde provenientes do MCTI, por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O evento contou com a presença da governadora em exercício, Priscila Krause, da secretária estadual de saúde, Zilda Cavalcanti, de representantes da Finep, do HCP e autoridades políticas.

O Hospital do Câncer de Pernambuco foi contemplado pelo programa Pró-infra Centros Temáticos – FINEP e com o recurso será criado o Centro Integrado de Pesquisa Clínica e Translacional em Oncologia, o primeiro do tipo no Estado. O espaço pioneiro será um equipamento fundamental para armazenar amostras com alta qualidade dos pacientes para fins de pesquisa, realizar estudos genômicos de diversos tipos de câncer, promover o desenvolvimento de projetos que visam a descoberta de novos biomarcadores de diagnóstico, prognóstico e preditivos de resposta ao tratamento, além de novos alvos terapêuticos.

A governadora em exercício, Priscila Krause, destacou que o HCP é uma referência oncológica no Brasil. “O Hospital do Câncer de Pernambuco é uma referência não só estadual, como no Nordeste e no Brasil. Ele é responsável por mais de 50% dos pacientes oncológicos atendidos do Estado, e esses recursos, advindos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, vão ampliar as possibilidades de tratamento e de uso de novos medicamentos, ou seja, o hospital continua nesse caminho de uma prestação de serviço de excelência”, frisou.

A ministra Luciana Santos também falou sobre o HCP ser uma tradição no tratamento da oncologia do Estado. “Como Pernambucana, eu conheço o HCP de perto e sei da sua trajetória de acolhimento e cuidado com os pacientes oncológicos. O Câncer é uma doença que exige cada vez mais tratamentos inovadores e tecnológicos”, explica a ministra.

Com a liberação inicial de R$ 9,3 milhões, o HCP também vai ampliar o Centro de Pesquisa Clínica, aumentando a capacidade de realizar mais estudos com indústria farmacêutica e beneficiar mais pacientes com tratamentos novos e eficazes contra o câncer e que não são oferecidos na rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

O secretário executivo da Secti/PE, Kenys Bonatti, ressaltou que o investimento de R$ 13,2 milhões do MCTI para o HCP posiciona Pernambuco como um hub de inovação na área de saúde. “Esse valor será destinado para a criação do primeiro centro integrado de pesquisa clínica e translacional em oncologia aqui no estado. Todo o avanço no tratamento da saúde, em especial do Câncer, ele é bem visto e essencial não só para o Estado, mas para o Brasil. E acredito que esse investimento só fortalece Pernambuco dentro da saúde e da área de Ciência, Tecnologia e Inovação”, ressaltou.

Fonte: Secti Pernambuco