falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740
[google-translator]

Seciteci participa de evento sobre preservação da biosfera do Pantanal no MT - Consecti

Seciteci participa de evento sobre preservação da biosfera do Pantanal no MT - Consecti

Giro nos estados
16 junho 2025

Seciteci participa de evento sobre preservação da biosfera do Pantanal no MT

Com objetivo de estabelecer diálogos interculturais para conservação e preservação, produção de conhecimento acadêmico e tradicional, sustentabilidade socioeconômica e cultural do Pantanal Mato-Grossense, representantes de instituições públicas e privadas do Estado estiveram reunidos de 11 a 13 de junho, em Cuiabá. Servidores da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) também participaram.

A prevenção dos incêndios florestais na região do Pantanal e mitigação dos danos causados pelas queimadas foram amplamente discutidos nos três dias do evento.

De acordo com Carolina Joana da Silva, professora doutora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), servidora da Seciteci e presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera do Pantanal, o evento também tratou sobre os aspectos regionais no âmbito da complexidade da área do Pantanal visando fortalecer a rota turística e cultural da região de Barão de Melgaço.

“Além disso, dialogamos sobre iniciativas de manejo integrado do fogo do território da Reserva da Biosfera do Pantanal, importantíssimo para toda a sociedade. Debatamos também sobre uma nova proposta para a estruturação do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera e discutimos a perspectiva de como cada grupo social vem trabalhando para minimizar os impactos dos incêndios”, destacou a Professora Carolina.

A coordenadora de Captação de Recurso e Parceria da Seciteci e Coordenadora da Comissão da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), Gracileide Fernandes, também esteve presente no evento. Para ela, os diálogos reforçaram a importância da cooperação entre diferentes atores sociais na construção de políticas públicas e ações concretas voltadas à proteção ambiental.

“A articulação entre ciência, cultura e sustentabilidade reafirma o compromisso com a missão da Reserva da Biosfera do Pantanal, como um modelo de desenvolvimento equilibrado entre natureza e sociedade, entre o reconhecimento dos saberes tradicionais e ao fortalecimento da governança local”, destacou Gracileide.

Outro foco do evento foi avaliar a criação de identificação de postos avançados na Reserva da Biosfera, que são espaços onde se possa desenvolver as funções de uma reserva.

 

“Conseguimos identificar vários espaços na reserva da biosfera, em seis regiões da reserva. Um desses espaços é o Museu da História Natural que pode ser usado como local para se obter troca de saberes, de conservação e também trazer sustentabilidade”, explicou a presidente do Conselho.

De acordo com as representantes da Seciteci, foram três dias de importantes diálogos interculturais tendo como principal foco a preservação do Pantanal, bem como a valorização da diversidade cultural e ambiental do bioma pantaneiro.

“Terminamos o evento com uma construção coletiva do que é preciso fazer pelo nosso Pantanal a partir dos novos desafios propostos pela UNESCO no sentido de criar redes: de jovens, mulheres, povos e comunidades tradicionais da Reserva da Biosfera do Pantanal no processo de governança participativa no Conselho Nacional da Reserva da Biosfera do Pantanal”, relatou Carolina Silva.

Participaram do evento representantes dos povos indígenas Guató, Chiquitano e Boê-Bororo, comunidades quilombolas e tradicionais, membros da Rede Brasileira da Reserva da Biosfera, Unesco, Sema, Seciteci, Unemat, ICMBio, e das organizações Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico, Instituto Gaia, Instituto Terra Brasilis, Panthera e Sesc Pantanal.

Fonte: SECITEC MT