Secitece e BID discutem oportunidades de financiamento em áreas estratégicas do estado
A secretária Sandra Monteiro recebeu, nesta segunda (3), o especialista da Divisão de Competitividade, Tecnologia e Inovação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Michael Hennessey. O encontro tratou de possíveis parcerias do Ceará junto à organização que financia projetos de desenvolvimento em diversos países.
Na oportunidade, Michael apresentou iniciativas apoiadas pelo BID por meio de empréstimos, assistências técnicas e na elaboração de “produtos de conhecimento”, tais como estudos e avaliações de impacto. O especialista destacou a atuação do Banco em áreas como a do Hidrogênio Verde, tema bastante discutido no estado atualmente.
Michael pontuou a parceria do Banco com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) no programa “Inovação para o Crescimento”, que está aumentando a produtividade e a inovação das micro, pequenas e médias empresas brasileiras.
Durante a reunião, Sandra sugeriu a inserção do semiárido brasileiro na pauta de oportunidades oferecidas pelo Banco. A secretária também apontou como área sensível e estratégica para parcerias com o estado a chamada “geração distribuída de energia”, termo dado à energia elétrica gerada próximo ao consumo e que envolve tanto as fontes renováveis (eólica, fotovoltaica, etc) quanto os Arranjos Produtivos Locais (APLs).
Oportunamente, a titular da Secitece deverá se reunir com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE) e a Fundação Cearense de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) para proposição de temas e dos formatos mais adequados de parceria junto ao Banco.
Fonte: SCT CE