falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

Reunião na FAPEPI discute a participação de cooperativa de catadores no Edital Inova Mulher da SUDENE - Consecti

Reunião na FAPEPI discute a participação de cooperativa de catadores no Edital Inova Mulher da SUDENE - Consecti

Giro nos estados
25 abril 2024

Reunião na FAPEPI discute a participação de cooperativa de catadores no Edital Inova Mulher da SUDENE

Aconteceu na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí uma reunião estratégica importante para a organização de catadores de Teresina. O encontro, que contou com a presença do presidente e do assessor da Fundação, João Xavier e Ciro Sá, além de Márcia Alencar, fundadora da Coopcata 3Rs, cooperativa social em trabalho e economia solidária dos catadores do território do norte, conduzida em sua maior parte por mulheres, teve como objetivo discutir e delinear um projeto para concorrer ao Edital Inova Mulher, promovido pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE).

O Edital Inova Mulher, voltado para impulsionar projetos de inovação liderados por mulheres, tanto em empresas quanto em entidades sem fins lucrativos, surge como uma oportunidade singular para a Coopcata 3Rs e seu compromisso com a sustentabilidade e a inclusão social.

Durante o encontro, as discussões se concentraram em desenvolver um projeto que potencialize a força das mulheres e das minorias da periferia teresinense, ao mesmo tempo em que contemple os filhos e filhas dos catadores e os estudantes do entorno da cooperativa.

Márcia Alencar, em sua intervenção, enfatizou a importância de se criar oportunidades tangíveis para as pessoas em situação de vulnerabilidade, destacando que a cooperação entre a FAPEPI e a Coopcata 3Rs pode ser um marco para a transformação social na região.

“A gente acredita muito que uma sociedade pode ter seu potencial melhorado e desenvolvido a partir da sensibilidade das Fundações de Pesquisa e das academias, levando para esses territórios vulneráveis, invisibilizados e precarizados a oportunidade de uma construção coletiva. Ai sim, a gente entende que a extensão da ciência e da pesquisa está sendo construída, valorizada e visibilizada”.

O presidente da FAPEPI, João Xavier, expressou seu entusiasmo com a iniciativa, ressaltando a relevância de projetos que não apenas promovam a inovação, mas também tenham um impacto positivo nas comunidades locais.

Por sua vez, Ciro Sá, assessor da Fundação, enfatizou que através de soluções sustentáveis e inovadoras a promoção do desenvolvimento econômico e social pode acontecer em qualquer lugar.

“A partir das discussões que aconteceram na Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação muitas entidades participativas entenderam que a Inovação pode acontecer em qualquer lugar fora da academia e isso é importante, principalmente como foi o caso da conversa que tivemos com a Márcia da cooperativa de catadoras”.

Com essa parceria entre a FAPEPI e a Coopcata 3Rs, a expectativa é de que a participação das mulheres da periferia e dos catadores de materiais recicláveis seja não apenas reconhecida, mas também potencializada, gerando impactos positivos duradouros para toda a comunidade.

Este encontro marca o início de uma jornada promissora rumo à construção de um futuro mais inclusivo e sustentável para Teresina e região.

Fonte: Fapepi