Rede Móvel de Atendimento Veterinário fortalece formação profissional no Sul do Pará
A região sul do Pará está sendo palco de uma ousada iniciativa, trata-se da implementação de uma Rede Móvel de Atendimento Veterinário para viabilizar as atividades de ensino nas turmas ofertadas pelo programa Forma Pará. O projeto tem como área de abrangência a região compreendida entre a margem ocidental do Araguaia e a parte oriental do rio Xingu. Ele foi denominado de Centro de Estudos e Diagnóstico Veterinário (CEDIVet).
O CEDIVet foi idealizado pela equipe coordenada pelo professor Pedro Quevedo, da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e foi viabilizado pelo aporte financeiro de mais de R$ 5.000.000,00, em recursos oriundos do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), órgão gestor do Forma Pará.
O professor explica que o investimento impactará diretamente na formação de mais de cem médicos veterinários e atenderá uma demanda latente da região sul do estado. “Os impactos previstos na produção animal e em saúde pública elevarão os índices de desenvolvimento social em toda a área de influência do projeto”, prevê Quevedo.
A titular da Sectet, Edilza Fontes, se diz muita satisfeita com o projeto e enfatiza os benefícios que isso trará para a experiência dos estudantes. “A dinâmica de funcionamento do CEDIVet colocará acadêmicos em contato com a realidade de campo, caracterizando um universo altamente produtivo à sociedade pois, os esforços são voltados às necessidades da sociedade”, ressalta.
Até o momento foram adquiridas duas unidades de apoio, tipo reboque, dotadas de gerador e adaptadas para condução, contenção e tombamento de animais de grande porte. Além de uma camionete para o deslocamento dos reboques.
A novidade agora é a finalização do projeto de dois furgões adaptados para laboratórios de Diagnóstico de enfermidades e Produção animal, totalizando um investimento próximo dos R$ 400.000,00 cada uma.
A novas aquisições estão sendo adaptadas para conduzir equipamentos de última geração no campo, colocando os acadêmicos diante dos desafios profissionais desde o início da sua formação profissional.
Antes mesmo da chegada dos furgões, prevista para maio deste ano, os alunos já estão tendo a sua disposição diversos equipamentos de última geração, todos adquiridos com aporte financeiro do Governo do Estado.
Esta é mais uma iniciativa que mostra a preocupação e compromisso com a qualificação do povo paraense, viabilizada pela união de esforços entre o Governo do Pará, por meio da Sectet, e a Unifesspa.
Fonte: SECTET PA