Ranking mundial de cursos universitários coloca instituições estaduais paulistas no TOP 50
O ranking mundial de cursos universitários ( QS World University Rankings ), divulgado na quarta-feira, dia 12 de março, coloca as universidades estaduais paulistas, vinculadas à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) do Estado de SP, entre as melhores do planeta. Por conta da performance paulista, o Brasil se posicionou no patamar de excelência (com mais de um representante no TOP 50) em duas áreas do conhecimento: Odontologia e Engenharia do Petróleo.
Em Odontologia, a Universidade de São Paulo (USP) alcançou o 13º lugar, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) o 26º, e a Universidade Estadual Paulista (Unesp), o 39º. Já em relação ao curso de Engenharia do Petróleo, a USP figura em 9º lugar. Em outros sete cursos, o país aparece com uma única instituição no TOP 50: a USP. Os destaques são, pela ordem: Antropologia, Arqueologia, História da Arte, Engenharia Mineral, Política, Educação Física e Enfermagem, que estão entre o 25º e o 50º lugar entre os melhores do mundo.
No âmbito da América Latina, o Brasil mais uma vez lidera, com 333 cursos de 31 universidades, capitaneados pela USP em todos os casos. A Unesp está entre as cem melhores universidades do mundo em quatro áreas do conhecimento: Biblioteconomia, Esporte e Ciências Veterinárias.
A QS analisou mais de 21 mil programas acadêmicos de mais de 1.700 universidades, em 100 países. Os critérios considerados foram reputação acadêmica e entre empregadores, citações em pesquisas, produtividade na academia e diálogo com instituições internacionais.
Fonte: SECTI SP