Programa Mentoring Team recebe novos membros e segue alavancando startups alagoanas
O programa Mentoring Team, da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), recebeu reforços para compor o time de mentores. Fazem agora parte da equipe Daniel Mello, na área de Tecnologia da Informação; Ewerton Santos, nas áreas Administrativa e Financeira; e Ana Carolina Salvador, nas áreas Jurídica e de Propriedade Intelectual. A chegada dos novos profissionais para o time tem o objetivo dar continuidade a capacidade técnica do programa para fortalecer ainda mais o ecossistema inovador no estado de Alagoas.
O programa, custeado 100% pelo Governo de Alagoas, atua como uma ferramenta poderosa para auxiliar startups alagoanas a superarem os desafios e ganharem destaque no mercado. Em 2024, o Mentoring alcançou resultados expressivos com mais de mil atendimentos a 101 startups e empresas de base tecnológica, o que representa um crescimento de 43% em relação ao ano anterior, além de 36 ações voltadas para o ecossistema de inovação.
Para o secretário Silvio Bulhões, a meta é que em 2025, com a chegada dos novos mentores, esses números sejam ainda maiores. “O mentoring passou a ser um programa central da política de CT&I. Ele fugiu um pouco do escopo inicial, que era atender as empresas que estão no Centro de Inovação, e a gente foi crescendo e agregando novos serviços, incorporando abordagens diferentes. Agora, com um time recomposto, a gente vai poder ter um ano de 2025 ainda mais ativo nesse segmento.” destacou o secretário.
O Mentoring Team é sediado no Centro de Inovação de Jaraguá, e oferece consultas gratuitas para empresas também sediadas no Centro de Inovação, startups que participam de editais de fomento do estado, e empresas associadas à Confederação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro).
Para a coordenadora do Mentoring Team, Renata Barreto, a meta é agregar cada vez mais as abordagens do programa. “A nossa atuação é transversal, através da área de vendas. Nós ensinamos como vender de forma digital, no marketing; ensinamos sobre comunicação e pitch, a tecnologia falando sobre gestão ágil de projetos. Nós atuamos desde os atendimentos no dia a dia, até a capacitação das startups”, frisou Renata.
O programa é importante para o crescimento e construção das startups em Alagoas, atuando desde a base das empresas em diversas áreas, o que possibilita também, um maior desenvolvimento econômico para o Estado. Para o diretor-presidente da Fapeal, Fábio Guedes.
“O Mentoring é importante, principalmente, porque ele está na base do ecossistema de apoio e fomento às empresas de Alagoas. Hoje a gente está num momento muito favorável, com um ecossistema dinâmico. E os mentores têm uma responsabilidade muito grande, que é fazer com que essas startups evoluam cada vez mais.” frisou Fábio.
Sobre o Mentoring Team
O Mentoring Team é um programa do Governo de Alagoas que atua com assessoria especializada, espaços de trabalho e networking, auxiliando as startups a vencerem os desafios do mercado. O programa atua com consultorias nas áreas de Marketing e Comunicação; Jurídico e Propriedade Intelectual, Administrativo e Financeiro, Tecnologia da Informação, Vendas, Operações e Sucesso do Cliente.
Fonte: SECTI AL