Programa de semicondutores avança com negociações empresariais e políticas no RS
Mais um passo importante para a estratégia de tornar o Rio Grande do Sul referência global na área de semicondutores foi dado nesta segunda-feira (19). Representantes da empresa HT Micron – que integra o grupo sul-coreano Hana Micron – reuniram-se na sede da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS (Sict) com a secretária Simone Stülp e o diretor de Conhecimento para Inovação, Ciência e Tecnologia, Diego Moraes, para trocar experiências e tratar de possíveis parcerias.
Simone apresentou o planejamento estratégico da secretaria para a gestão 2023-2026, que tem como um dos pontos prioritários o desenvolvimento de tecnologias portadoras de futuro, especialmente semicondutores. “Temos um ecossistema preparado, pesquisadores especialistas no tema, muitas empresas envolvidas nessa área e profissionais capacitados, o que nos permite este destaque no Brasil”, explicou.
À frente do Grupo de Trabalho (GT) responsável pelo programa de semicondutores, o diretor Diego Moraes descreveu as frentes e estratégias abordadas. O GT também conta com a participação de representantes das secretarias da Fazenda, Desenvolvimento Econômico, Casa Civil e Gabinete do Governador.
Pela HT Micron, participaram da agenda o CEO, Chris Ryu, a diretora de Parcerias Estratégicas, Edelweis Ritt, e a CFO, Alesandra Venturella. Pela Hana Micron, estiveram presentes os executivos Soon Youg Kim e Chang Hyun Choi.
A pauta também foi discutida em reunião entre Simone Stülp e o deputado federal Heitor Schuch, o ex-diretor presidente do Ceitec Sérgio Dias e os consultores Junico Antunes e Fábio Pintchovski, especialistas no tema. O objetivo foi definir caminhos para a articulação política na esfera federal.
Fonte: SICT RS (adaptada)