falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

Presidente da FAPEPI participa da inauguração de Complexo Solar em Caldeirão Grande - Consecti

Presidente da FAPEPI participa da inauguração de Complexo Solar em Caldeirão Grande - Consecti

Giro nos estados
20 abril 2023

Presidente da FAPEPI participa da inauguração de Complexo Solar em Caldeirão Grande

O potencial do Piauí em geração de energia limpa e renovável tem contribuído para que o estado seja considerado um dos maiores geradores de energias renováveis do Brasil, conforme levantamento da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

O investimento em energias limpas e renováveis em solo piauiense tem promovido grandes avanços. Na última terça-feira (18), o Governo do Estado inaugurou no município de Caldeirão Grande, a 869 km de Teresina, o Complexo Solar Caldeirão Grande 2, da Ibitu Energia.

O parque solar opera por meio de placas solares fotovoltaicas com a capacidade de 252 megawatts e recebeu um investimento de R$816 milhões reais. Para o professor João Xavier, presidente da FAPEPI, a concretização do Complexo Solar em Caldeirão Grande é um passo inicial para a energia do futuro, o hidrogênio verde.

Presidente da FAPEPI, João Xavier, marca presença na inauguração de parque solar em Caldeirão Grande.

No Piauí, o complexo híbrido de energia solar e eólica contribui para a redução da emissão de gases de efeito estufa e para a preservação do meio ambiente.

Um ponto importante destacado pelo coordenador do núcleo de formação e pesquisa em energias renováveis do estado, Juan Aguiar, é a localização do parque solar. Uma vez que está localizado ao sul do Piauí em um eixo importante que fica no entroncamento do norte e nordeste.

A ampliação do parque de energias renováveis em Caldeirão Grande reforça a contribuição do Piauí na diversificação da matriz energética brasileira. A implantação do complexo híbrido com adoção de fontes renováveis e limpas, trazem benefícios ambientais, sociais e econômicos para a população.

Fonte: Fapepi