Presidente da Fapepi é homenageado em premiação da UFPI
O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), João Xavier, participou nesta segunda-feira (24) da solenidade de premiação da melhor apresentação oral do II Encontro Matemático Piauiense de Iniciação Científica (EMPIC). O prêmio, intitulado “Professor João Xavier da Cruz Neto”, reconhece a contribuição do docente para a matemática piauiense, brasileira e mundial.
João Xavier é professor Emérito da UFPI (2023) e graduado em Matemática pela mesma instituição. Fez Mestrado no IMPA, Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação na UFRJ e Pós-Doutorado no Georgia Institute of Technology. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Otimização Contínua. É bolsista de produtividade do CNPq e atua como Professor Sênior no PPGMAT/UFPI. Xavier também é presidente da Fapepi, membro do Conselho Fiscal da SBM e diretor financeiro da Academia de Ciências do Piauí.
O EMPIC, que aconteceu no auditório Afonso Sena da UFPI, reuniu estudantes e pesquisadores para palestras e apresentações na modalidade pôster. O evento teve apoio financeiro da Fapepi por meio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos, de Divulgação Científica e Tecnológica (PAP) edição 2024.
Com o trabalho “Do Espectro à Geometria: Analisando Autovalores em Variedades Riemannianas”, o estudante Sayd de Moura foi o premiado como a melhor pela apresentação oral.
Durante a premiação, João Xavier destacou a importância do incentivo à pesquisa e da formação de novos talentos na área. “Ver o engajamento desses jovens pesquisadores e a qualidade dos trabalhos apresentados reforça a necessidade de continuarmos investindo na ciência e na educação matemática no Piauí. Esse prêmio é uma forma de valorizar a dedicação desses estudantes e incentivá-los a seguir na pesquisa acadêmica”, enfatizou Xavier.
Ele também expressou sua emoção ao ser homenageado com o nome do prêmio. “Fico profundamente honrado e emocionado por essa homenagem. A matemática sempre foi minha paixão e ter meu nome vinculado a esse prêmio, que celebra o esforço e a dedicação dos jovens pesquisadores, é algo que me enche de orgulho. Espero que isso sirva de incentivo para que cada vez mais estudantes sigam esse caminho e continuem contribuindo para o avanço do conhecimento científico”, disse.
O EMPIC se consolidou como um espaço de trocas acadêmicas e incentivo à produção científica. Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a palestras de renomados pesquisadores e compartilhar suas descobertas com a comunidade acadêmica.
Fonte: Fapepi