falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

Paraíba seleciona 200 ideias inovadoras no Centelha II - Consecti

Giro nos estados
02 junho 2022

Paraíba seleciona 200 ideias inovadoras no Centelha II

Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ), vinculada à Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, no âmbito do Contrato nº 03.20.0203.00, torna público o resultado final da Fase 1 do Edital nº 01/2022 que contempla a apresentação de propostas de inovação para obtenção de apoio financeiro na forma de subvenção econômica e Bolsas de Fomento Tecnológico e Extensão Inovadora.

O Programa Centelha PB é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação CERTI. Na Paraíba o Programa é executado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba – FAPESQ, que divulgou as 200 Ideias Inovadoras aprovadas para a Fase 2, provenientes de 33 municípios do estado.

Ideias Aprovadas

A temática de destaque foi a Tecnologia Social com 86 ideias aprovadas o que representa uma porcentagem de 30,5% (Figura 3). A região da Zona da Mata apresentou 113 ideias aprovadas e se destacou como a região de maior número de ideias aprovadas (Figura 5). Os municípios com os maiores números de ideias aprovadas foram João Pessoa com 99 ideias e Campina Grande com 56 ideias. A formação acadêmica dos proponentes se concentrou na pós-graduação (61,5%) e no ensino superior (35,5%) conforme mostra a Figura 6.

Seguem abaixo alguns gráficos da evolução das estatísticas das ideias aprovadas na Fase 1.

numero ideias.png

Figura 1: Número de membros nas Ideias Aprovadas

Quantidade.png

Figura 2: Estágio de desenvolvimento das ideias Aprovadas

Temática.png

Figura 3: Temáticas das Ideias Aprovadas na Fase 1

setores.png

Figura 4: Setores de aplicação das Ideias Aprovadas

origem das ideias.png

Figura 5: Origem das Ideias Aprovadas na Fase 1

formação dos proponentes.png

Figura 6: Formação dos Proponentes das Ideias Aprovadas na Fase 1

idade dos proponentes.png

Figura 7: Idade dos Proponentes das Ideias Aprovadas na Fase 1

instituição de vínculo.png

Figura 8: Instituição de vínculo declarada pelos proponentes das Ideias Aprovadas na Fase 1

 

Como funciona

O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores, a partir da geração de novas ideias, e disseminar a cultura do empreendedorismo inovador em todo território nacional, incentivando a mobilização e a articulação institucional dos atores nos ecossistemas locais, estaduais e regionais de inovação do país.

Acesse http://www.programacentelha.com.br/ para obter mais informações sobre o Programa e o Edital detalhado de cada um dos estados.

Próximos Passos

Na segunda fase, os 200 proponentes selecionados deverão elaborar seu Projeto de Empreendimento, detalhando o plano de negócio executivo com o objetivo de demonstrar as chances da sua ideia gerar um bom negócio.

A terceira fase, com 100 proponentes selecionados, consiste no desenvolvimento do Projeto de Fomento, com apresentação detalhada do orçamento e do planejamento de execução do projeto.

Durante todas as etapas são oferecidas capacitações para auxiliar o empreendedor a aprimorar sua ideia e desenvolver seu negócio. Ao final, até 39 projetos serão contemplados no Estado da Paraíba, cada um com R$ 60 mil em subvenção econômica, além de outros benefícios oferecidos pelos parceiros do Programa. Ainda, durante um ano, essas empresas passarão por uma etapa de acompanhamento com suporte e capacitação para transformar suas ideias em negócios de sucesso.

O Programa Centelha contribuirá para o estabelecimento da ponte entre academia e indústria no Estado da Paraíba, já que muitas das ideias vêm de pessoas ainda na universidade, tanto de cursos de graduação como de pós-graduação. Além disso, o Centelha abre espaço para participação de todos os cidadãos do estado, tanto para inscrever suas ideias como para interagir com os empreendedores, e consolida uma forte rede de apoio ao empreendedorismo inovador.

Fonte: Fapesq PB