‘Oportunidade de atualizar minhas habilidades em informática’, diz estudante durante inauguração da ‘Casa Digital’ no Amapá
Nesta quinta-feira, 11, o Governo do Amapá inaugurou a “Casa Digital”, um espaço que irá ofertar cursos de informática básica, pacote office, design gráfico, marketing digital, entre outros. O espaço integra o Plano de Governo da gestão para capacitar, de forma gratuita, o trabalhador para inserção ou reinserção no mercado de trabalho.
A estudante Maria de Souza, de 23 anos, é uma das alunas inscritas no curso de informática básica oferecido no local. Ela frisou a importância da “Casa Digital” por ser um espaço focado na capacitação e na inclusão digital do trabalhador.
“É uma oportunidade de atualizar minhas habilidades em informática. Quero aprender e ter conhecimento para conseguir um emprego no disputado mercado trabalho. Também vou aproveitar e fazer os demais cursos”, pontuou Maria.A “Casa Digital” é gerida pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) e atende uma demanda identificada pela Casa do Trabalhador, que era o pouco conhecimento de muitos trabalhadores na área da informática.
“A nossa meta é capacitar cerca de 5 mil pessoas este ano. Isto inclui os nossos trabalhadores cadastrados no Sistema Nacional de Emprego (Sine), na Central do Trabalhador Autônomo (CTA), e ainda reforçar as ações dos programas Qualifica Amapá e Emprega Amapá para empreendedores e a comunidade em geral. Para isso, a Casa Digital vai funcionar nos três turnos, com cursos de qualificação para que todos possam ter conhecimento das noções básicas do mundo digital e seu emprego no mercado de trabalho”, esclareceu o secretário adjunto de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Pedro Filé.
Serviço
A “Casa Digital” funciona no prédio da Casa do Trabalhador, na avenida Mendonça Furtado, nº 2858, bairro Santa Rita.
A estrutura conta, neste primeiro momento, com 26 modernos computadores, notebook para o professor, acesso à internet e serviços online, através de articulação política do deputado federal, Vinícius Gurgel (PL) e da ex-deputada estadual, Luciana Gurgel (PL). A meta é expandir, em breve, os cursos de forma itinerante aos demais municípios do estado.
Fonte: Notícias do Estado do Amapá