falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

No Oktober Summit, Simone Stülp apresenta estratégias de inovação do governo gaúcho - Consecti

No Oktober Summit, Simone Stülp apresenta estratégias de inovação do governo gaúcho - Consecti

Giro nos estados
09 outubro 2023

No Oktober Summit, Simone Stülp apresenta estratégias de inovação do governo gaúcho

As prioridades trabalhadas pelo governo do Rio Grande do Sul na área dainovação pautaram a palestra da secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, no Oktober Summit – evento que aconteceu em Igrejinha, nesta sexta-feira (6). A titular da pasta discorreu sobre as ações desenvolvidas pela Sict a partir dos três eixos basilares definidos no planejamento estratégico da secretaria: incluir, conectar e transformar.

Inovação social e educação compõem o eixo “Incluir”. “Quando se fala em educação, o olhar não é exclusivo para universidades, mas também para crianças e jovens. Se não tratarmos deste tema na infância e juventude, perdemos uma excelente oportunidade de uma abordagem ampla”, explicou Simone. Como exemplo de ação já desenvolvida, a secretária citou o programa Professor do Amanhã, instutído por meio de lei sancionada no último dia 4 pelo governador Eduardo Leite. “Se a gente fala na formação de crianças e jovens, precisamos agir para que professores estejam inseridos nestes temas, conectados com as demandas do século 21, para que todos estejamos preparados: alunos, professores, comunidade e sociedade”, pontuou.

O eixo “Transformar” traz o olhar para empresas, startups e novos empreendimentos, bem como prevê maior interação entre universidades – que produzem o conhecimento – e o setor privado – que coloca as ideias em prática e faz a inovação acontecer. “Para isso, a articulação do governo é fundamental”, destacou Simone. O fomento à competitividade em setores estratégicos também está entre temas trabalhados neste eixo. “Aqui, saliento duas ações da Sict: o Centro de Inteligência do Agro e o Programa Semicondutores RS, ambos lançados recentemente”, completou.

O foco em cidades inteligentes está no eixo “Conectar”. Para ilustrar o tema, Simone falou sobre a estratégia do Inova RS, programa guarda-chuva da Sict. “Dividimos o estado em oito ecossistemas regionais de inovação. Cada região desenhou sua visão de futuro de acordo com as áreas estratégicas de cada uma, e isso é trabalhado com uma governança conjunta entre governo, universidades, iniciativa privada e sociedade civil organizada, ou seja, os atores que integram a quádrupla hélice”, explicou.

A secretária ainda destacou o Rotas da Inovação, ação que está percorrendo todo o Rio Grande do Sul com parceiros da quádrupla hélice. “Estamos indo até as regiões para discutir e ouvir o que eles têm a dizer. Uma coisa é eupensar sentada no meu gabinete. Outra é ir aonde estão estas pessoas e escutá-las. Isto faz toda a diferença para que a gente cresça como estado e proporcione mais qualidade de vida para a nossa população”, concluiu.

Oktober Summit

O Oktober Summit foi promovido pelo Instituto Desenvolver, com o objetivo de destacar o protagonismo local, favorecer o debate de ideias e promover conexões entre setor público e privado. Entre os temas debatidos, estiveram a educação e as tecnologias; o turismo e o desenvolvimento local; comércio e serviços; e empreendedorismo e inovação na indústria.

Fonte: SICT RS