Mostra de pesquisa e inovação traz resultados de convênio entre FAPERN e SESAP
Com o objetivo de acompanhar os resultados das pesquisas do projeto institucional de Inovação e Modernização da Vigilância em Saúde, a Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (FAPERN) participou, na manhã desta quinta-feira (22), na Escola de Governo, da Mostra Regionalizada de Pesquisa e Inovação, evento promovido pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP).
O projeto é fruto do acordo de cooperação entre a FAPERN e a SESAP, no qual selecionou pesquisadores por meio do Edital nº 04/2022, com o objetivo de qualificar os processos da gestão pública no âmbito da SESAP, por meio da realização de ações de pesquisas intervencionistas inseridas nos eixos estratégicos da Vigilância em Saúde.
A Subsecretária de Gestão das Regiões e Redes de Atenção da SESAP, Kátia Correia, destaca que a meta da secretaria é de salvar vidas, por meio por meio de um sistema de saúde de qualidade e que todas as pessoas tenham acesso.
“Estamos fortalecendo o Sistema Único de Saúde [SUS]. Este projeto nos permitiu inovar e avançar no eixo da vigilância em saúde. Agora, precisamos continuar!”, afirmou Kátia Correia.
O diretor-presidente da FAPERN, Gilton Sampaio, reafirmou o compromisso da Fundação com a saúde pública e destacou que a ciência é pilar essencial para a melhoria no SUS.
“A SESAP tem pessoas que acredita na ciência e reconhece que a CT&I é o caminho para a modernização e a inovação do sistema público de saúde”, afirmou Gilton Sampaio.
Complementando a fala do professor Gilton Sampaio, a coordenadora de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Avania Dias, relembrou os últimos anos em que o país passou por uma negação na ciência e na saúde pública quanto às vacinas da Covid-19.
“Sofremos ataques contra a ciência na saúde, mas fomos na corrente contrária e estamos provando que a ciência contribui para o avanço e a inovação na saúde pública”, esclareceu Avania Dias.
A subcoordenadora de Vigilância em Saúde, Diana Rego, afirmou que o projeto fruto do convênio entre a FAPERN e a SESAP contribuiu significativamente para aprimorar a vigilância sanitária e fortalecer o SUS. É o que também destacou a subcoordenadora das Redes de Atenção e Linhas de cuidado, Samara Dantas.
“A pesquisa é um componente de inovação na saúde. Através deste convênio, temos muitas pesquisas, estudos e relatório que são subsídio para a SESAP tomar decisões”, pontuou Samara Dantas.
A vice-presidente da FAPERN, Jucirema Ferreira, e a subcoordenadora de Gestão da Educação na Saúde, Larissa Araújo, esperançaram quanto a realização de um novo acordo de cooperação para dar continuidade nos resultados já obtidos.
Fonte: FAPERN