falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

Mercado Escola da UFMS é laboratório tecnológico para agricultores familiares no Estado - Consecti

Mercado Escola da UFMS é laboratório tecnológico para agricultores familiares no Estado - Consecti

Giro nos estados
01 outubro 2024

Mercado Escola da UFMS é laboratório tecnológico para agricultores familiares no Estado

O Mercado Escola inaugurado na manhã dessa segunda-feira (30) dentro do campus da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) tem potencial para se transformar num importante laboratório de projetos e iniciativas inovadoras visando o desenvolvimento da Agricultura Familiar no Estado. O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, participou da solenidade de entrega da obra e destacou o pioneirismo da UFMS no setor.

“A Agricultura Familiar está dentro do Plano Estratégico de Desenvolvimento de Mato Grosso do Sul formulado pelo Governo do Estado. Essa obra só mostra a relevância que o setor recebe do Poder Público, ao utilizar as estruturas da Universidade para fomentar o cooperativismo, a inovação”, disse Verruck.

Na visão do secretário, o Mercado Escola será um “espaço de referência nacional” ao se constituir no grande ambiente de inovação da Agricultura Familiar do Brasil. Ele citou o Plano Safra como demonstrativo da importância que o setor tem merecido nos últimos anos.

A UFMS investiu R$ 5 milhões no projeto, que compreende o prédio principal com dois pavimentos, dotado de laboratórios, espaços para manipulação e preparo dos produtos, auditório e salas de aula. À frente, um amplo pavilhão aberto vai abrigar os boxes para venda dos produtos. A Universidade fará edital selecionando os produtores que participarão do programa.

O reitor da UFMS, Marcelo Turini, afirmou que o projeto é pioneiro e pretende que seja replicado em nível nacional a partir da experiência de Mato Grosso do Sul. “Isso é um parque tecnológico da Agricultura Familiar. Representa nosso compromisso de fazer uma universidade inclusiva, aberta e participativa”.

A vice-reitora Camila Ítavo e que vai suceder Turini na gestão da UFMS destacou a vocação da Universidade de “iluminar processos e pessoas”. Ela agradeceu as parcerias com os Governos Federal e Estadual, afirmando que a “conexão entre poderes” é responsável pelo sucesso da Universidade.

Participaram da inauguração, os diretores presidentes da Fundect (Fundação de Apoio ao  Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia), Márcio de Araújo Pereira; da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Washington Willeman; e do diretor executivo da Agência, Marcos Roberto de Carvalho Melo; da superintendente do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) em Mato Grosso do Sul, Marina Viana; do deputado federal Vander Loubet, diretores de faculdades, professores e servidores da UFMS.

Fonte: SEMADESC MS