Membros do Governo de Goiás visitam Pernambuco para conhecer Porto Digital e outras iniciativas da SECTI
O Secretário-executivo de CT&I, Leonildo Sales, recebeu na manhã desta sexta-feira (25/02) o Secretário da Indústria, Comercio e Serviços do Estado de Goiás, Joel de Sant’anna, e o Presidente da Goiás Parcerias, Diego Oliveira Soares. Na pauta do encontro a troca de experiências na formulação de políticas públicas para o setor de CT&I. Leonildo apresentou também um pouco dos projetos que a Secti vem desenvolvendo em Pernambuco para consolidar o estado como um dos principais polos de tecnologia do país, destacando o papel do Porto Digital.
“Queremos replicar a experiência do Porto Digital no estado de Goiás, promovendo a interação de empresas de tecnologia e inovação de Pernambuco para parcerias com as empresas goianas, transferindo todas áreas de P&D e de TI para uma área de Goiânia. A Goiás Parcerias vai fazer convênio para as multinacionais e empresas instaladas no estado”, explicou Joel de Sant’anna.
As ações para formação de capital humano qualificado do Programa Forma.AI também foram apresentadas aos gestores goianos. O Forma.AI está estruturado para aprimorar a qualificação de recursos humanos em diferentes níveis de educação, de forma acelerada e preferencialmente nos segmentos de maior intensidade tecnológica nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharias, Matemática e Computação (STEM+C – sigla originada do inglês Science, Technology, Engineering, Mathematics and Computing).
“A meta é atender às necessidades do mercado de trabalho, e, ao mesmo tempo, ampliar as perspectivas profissionais, contribuindo para mudanças na estrutura produtiva e social do estado”, destacou o Secretário-executivo.
Também estavam presentes na reunião os diretores da Secti, César Andrade, Diretor de Políticas de CT&I e Competitividade da Secti, Carmelo Bastos, Diretor de Ambientes de Inovação e Formação Superior, e Hugo Medeiros, Diretor de Estratégias de Inovação e Ambiente legal para Inovação.
Fonte: SECTI PE