falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

MDA e Seadi articulam políticas de segurança alimentar em Roraima - Consecti

MDA e Seadi articulam políticas de segurança alimentar em Roraima - Consecti

Giro nos estados
01 fevereiro 2024

MDA e Seadi articulam políticas de segurança alimentar em Roraima

Alinhando estratégias governamentais em favor dos pequenos produtores em Roraima, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Governo do Estado, por meio da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação) se reuniram nesta quarta-feira, 24, com objetivo de efetivar novos projetos para o setor primário voltados para a agricultura familiar e indígena.

Na oportunidade, o coordenador do MDA, Cassiano Flauzino, conversou os demais coordenadores da Seadi, que destacaram projetos estratégicos idealizados na gestão atual – também implementados no Plano Roraima 2030 – fomentando o desenvolvimento agroambiental, zoneamento ecológico-econômico, estruturas para produção e comercialização, competitividade industrial, negócios Internacionais e inovação sustentável.

O objetivo deste diálogo institucional foi estreitarmos parcerias em prol dos agricultores familiares, buscando acordos técnicos, cooperações, sobretudo, assegurar informações importantes para atuarmos na ponta, ou seja, com o pequeno produtor em sua propriedade, porque sabemos o valor de seu trabalho para o país, produzindo comida para todos”, comentou Cassiano.

O coordenador Marcelo Hentges ressaltou que as ações do Governo de Roraima colaboram com a estruturação e o desenvolvimento das cadeias produtivas prioritárias no Estado.

As coordenações na Seadi atuam em total sinergia promovendo grandes projetos, também firmando parcerias de cooperação. E a secretaria realiza ainda estudos estratégicos de fortalecimento sustentável que buscam desenvolver vários eixos de desenvolvimento do setor primário”, destacou Hentges.

Ele citou como exemplo programas focados na silvicultura, aquicultura e pesca, o Projeto de Grãos, de irrigação e a Lei 215. Além disso, a Seadi tem setores que atuam para fortalecer a bovinocultura leiteira, os polos olerícolas, o extrativismo no Baixo Rio Branco, além do apoio à avicultura artesanal, a consolidação da cadeia produtiva cacaueira no Sul do Estado, bem como a apicultura e fruticultura.

Já concluindo o encontro, o coordenador Cassiano Flauzino, reforçou. “Em todo o Brasil, o MDA vem organizando políticas públicas favoráveis ao setor primário, promovendo o melhor acesso ao crédito rural, também no âmbito do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), da bioeconomia, do programa Ecoforte, da agro tecnologia, do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), da Assistência Técnica e Extensão Rural, dos apoios de cooperação e inclusão produtiva, logística, combustíveis, máquinas e equipamentos, insumos e demais políticas do setor primário”, finalizou.

Fonte: SEADI RR