Márcia Perales é condecorada com Medalha Ruy Araújo, maior comenda concedida pelo Poder Legislativo do Amazonas
A diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Márcia Perales Mendes Silva, foi condecorada, nesta sexta-feira (26/4), com a Medalha Ruy Araújo, em reconhecimento público pela dedicação, empenho e serviços prestados à sociedade amazonense. Considerada a maior comenda concedida pelo Poder Legislativo Estadual, a entrega da medalha ocorreu durante sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), localizada no bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus, e foi presidida pelo autor da propositura, o Deputado Estadual Dr. George Lins (União Brasil).
A cerimônia contou com a participação de autoridades públicas, familiares e amigos, e foi marcada por emoção e discursos afinados de convidados. A Medalha Ruy Araújo homenageia indivíduos que atuam nas áreas política, jurídica ou cultural, realizando ações que se revertem em benefícios para população amazonense.
A cerimônia contou com a participação de autoridades públicas, familiares e amigos, e foi marcada por emoção e discursos afinados de convidados. A Medalha Ruy Araújo homenageia indivíduos que atuam nas áreas política, jurídica ou cultural, realizando ações que se revertem em benefícios para população amazonense.
Durante a cerimônia, Márcia Perales compartilhou sua história de vida, profissional e pessoal, assim como enfatizou que a educação propicia oportunidades e faz a diferença na vida das pessoas, assim como os estudos permeiam a sua trajetoria acadêmica e profissional. Sobre a homenagem, ela destacou a importância da sua família em todos os momentos de sua vida.
“Eu recebo, deputado, esse reconhecimento público com humildade, também com orgulho e alegria, mas, sobretudo, com muita gratidão. Receber esta homenagem em vida é também um motivo de júbilo e agradecimento”, disse Márcia Perales.
Para o deputado estadual Dr. George Lins a diretora-presidente da Fapeam representa competência e dedicação no campo das ciências humanas no estado do Amazonas, sendo uma cientista social de alto gabarito.
Ele enfatizou ainda a trajetória e o trabalho desenvolvido por Márcia Perales na área da educação, como professora e ex-reitora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), assim como sua atuação como cientista e gestora pública, que têm contribuído para o avanço da área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no estado, por meio da Fapeam.
“É com grande honra que homenageamos nesta solenidade, mais do que especial, a cientista doutora Márcia Perales, com a medalha Ruy Araújo, em reconhecimento ao seu inestimável serviço à ciência, à educação e ao povo do Amazonas. Sua dedicação, talento e competência são dignos de toda a nossa admiração e gratidão”, enalteceu.
Na oportunidade, o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, representando na solenidade o Governador do Amazonas, destacou que uma das marcas da diretora-presidente da Fapeam é o olhar social, que ela imprime em suas realizações, e lembrou de um projeto realizado entre a prefeitura de Manaus, na época em que ele era prefeito, e a Ufam, proposto por ela, com objetivo de oferecer um curso preparatório de vestibular para estudantes que não tinham condições de pagar por um curso desse.
“Esse é um aspecto social da professora Márcia e estou dando esse testemunho, porque isso engradece tudo que já foi dito a seu respeito”, afirmou reforçando que esse olhar social é de extrema grandeza.
A mesa foi composta também pelo reitor do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Jaime Cavalcante Alves; a diretora do Instituto de Filosofia , Ciências Humanas e Sociais da Ufam, Iraildes Caldas Torres, representando o reitor da Ufam; o defensor público, Antonio Cavalcante de Albuquerque Junior, representando a Defensoria Pública do Estado do Amazona; o reitor da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), Euler Ribeiro; a ex-deputada estadual, Therezinha Ruiz; o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Henrique Pereira; a Subcontroladora-Geral de Controle Interno da Controladoria-Geral do Estado do Amazonas (CGE-AM), Lúcia de Fátima Ribeiro Magalhães; o secretário-geral do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (Igha), Geraldo dos Anjos; e pela diretora do Colégio Santa Dorotéia, Irmã Ildes Maria Lobo Mendes.
Mini Bio
Márcia Perales Mendes Silva é amazonense, doutora em Políticas Públicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), pós-doutora em Políticas Sociais pela Universidade de Brasília (UnB), professora titular da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), líder do Grupo de Pesquisa em Processos de Trabalho e Serviço Social na Amazônia (Getra) e membro da Academia Amazonense de Letras (AAL), e do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (IGHA).
Entre os cargos ocupados, destacam-se o de reitora da Ufam, 2009 a 2017, sendo a única mulher a ocupar esta posição, e pró-reitora de Extensão e Interiorização também da universidade.
Atualmente, é membro do Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Comissão de elaboração do Plano Nacional de Pós-Graduação, dos Conselhos Técnico-científicos e de Administração do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), do Conselho de Administração do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá; da Associação do Pólo Digital de Manaus; do Conselho Consultivo da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), representante do Governo do Amazonas no Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (CAPDA). Desde 2019 é diretora-presidente da Fapeam.
Fonte: FAPEAM