Jovens baianos criam dispositivo para coletar microplásticos dos oceanos
Os microplásticos são fragmentos minúsculos de plástico, com menos de 5 milímetros de tamanho, que se acumulam no ambiente devido à degradação de produtos plásticos maiores. Uma pesquisa da Universidade de Newcastle (UON) revelou que indivíduos consomem o equivalente a um cartão de crédito em plástico por semana. Essas micropartículas representam uma ameaça para a vida marinha, ecossistemas e saúde humana. Estudos de jovens universitários baianos sobre o assunto foram o ponto de partida para o desenvolvimento do Ocean Ride, um dispositivo que promete coletar os microplásticos dos oceanos.
Genilson Brito, um dos desenvolvedores da tecnologia, explica que o dispositivo pode ser utilizado de duas formas. “A primeira consiste em integrar o Ocean Ride a qualquer embarcação, permitindo que, por meio do movimento e navegação, o sistema colete microplásticos durante o percurso, oferecendo assim uma forma de carona para a coleta. A segunda opção envolve a instalação do sistema em uma plataforma ou boia fixa no oceano, posicionada estrategicamente em áreas de correntes marítimas de maior concentração desses materiais”.
De acordo com o pesquisador, o equipamento é inovador e se destaca no mercado mundial por conta da escassez de opções voltadas para a limpeza dos microplásticos nos mares. “Há no mercado poucas alternativas para a limpeza de plástico nos oceanos. A tecnologia poderá, através do seu processo de filtragem dessas partículas, ser a única solução a nível global a solucionar de forma inovadora esse problema. Através desse sistema que se vale das correntes marinhas e embarcações como meios de transporte, o produto se torna altamente escalável”, afirma.
O projeto foi um dos premiados no evento Nasa Space Apps de 2019. Com apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), junto com outras instituições, a equipe foi para os Estados Unidos. Genilson Brito projeta as etapas dos próximos meses. “Vamos fabricar um protótipo funcional, lançar um documentário da ida à Nasa, participar e realizar eventos”, diz. Ocean Ride conta ainda com o apoio dos professores Isabel Sartori, Fernando Guerra e Ronilson Lobo. Além de Genilson, participam da equipe Antonio Rocha, Pedro Dantas, Thiago Barbosa e Ramon Almeida.
Fonte: SECTI BA