Iniciativa visa revitalizar transporte e locomoção no DF
O BRB avança em sua estratégia de inovação e anuncia parceria com a Visa para melhorar a experiência do cidadão na utilização dos canais de mobilidade urbana do Distrito Federal. As empresas promoverão uma série de iniciativas e análises que buscam potencializar o transporte e a locomoção da região para transformar Brasília em uma cidade inteligente, facilitando a vida dos moradores e dos turistas. Um dos compromissos dessa parceria é o desenvolvimento de uma plataforma online integrada aos demais serviços de transporte disponíveis na cidade, por exemplo.
Entre as soluções previstas, está a disponibilização de um hub de mobilidade urbana, onde poderão ser combinados, em um único trajeto, diferentes tipos de serviços relacionados à mobilidade, como ônibus, metrô, motoristas por aplicativo, táxis, bicicletas, estacionamento e pedágios, em uma única ferramenta.
Na plataforma, os usuários poderão escolher entre diferentes modos de transporte para sua jornada e adaptar seu percurso às necessidades de cada trajeto, por meio de geolocalização. O recurso permitirá que os deslocamentos se tornem mais rápidos e eficientes. A parceria possibilitará, ainda, a implantação dos meios de pagamento digitais no transporte público, de forma simplificada.
“A parceria com a Visa reflete o objetivo do BRB de atuar de maneira sustentável e reforça nossa posição como banco público, que equilibra resultados financeiros e a geração de impacto positivo para a sociedade. Com essa iniciativa, o BRB se posiciona como um dos protagonistas no desenvolvimento de soluções de mobilidade urbana no Brasil, ao mesmo tempo em que fortalece sua atuação no segmento de pagamento digital”, explica o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.
Um estudo recente da Visa Consulting & Analytics, braço de consultoria da marca, revelou que Brasília foi a quinta cidade com mais transações por aproximação feitas com credenciais de débito e crédito Visa, entre janeiro de 2022 e maio de 2024. Isso ilustra como a capital federal é propensa a adotar rapidamente novas tecnologias de pagamento em mobilidade urbana, na visão do Country Manager da líder mundial de pagamentos digitais.
Nuno Lopes Alves, country manager da Visa do Brasil, explica que a união com o BRB faz parte dos esforços de inovação da companhia, que têm a mobilidade urbana como pilar estratégico. “O propósito da Visa é ajudar pessoas e empresas a prosperarem. Desenvolver soluções de pagamento que facilitem e melhorem a experiência dos cidadãos no transporte público é uma das formas de fazer isso acontecer. Já temos cases de sucesso em cidades como Londres, Nova York, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, onde a tecnologia de aceitação de pagamentos por aproximação diretamente em validadores e catracas de ônibus, metrô, pedágios e outros modais proporciona mais segurança e conveniência não só para os usuários, mas para toda a cadeia”.
O projeto terá a duração total de dois anos, e irá disponibilizar entregas e melhorias ao longo deste período. Todo esse trabalho acontecerá no novo laboratório de inovação inaugurado em Brasília no Parque Tecnológico Biotic. O espaço chamado de Mobilidade Collab conta com inovações de mobilidade urbana da Visa e será palco das análises, estudos e dos times que estarão focados em construir as soluções em prol do desenvolvimento do Distrito Federal.
O laboratório contará ainda com uma infraestrutura robusta, além de metodologias ágeis e multidisciplinares para o desenvolvimento e validação das soluções que serão implementadas futuramente na cidade. O objetivo é criar um ambiente de inovação que possibilite a criação de projetos pilotos para melhorar o acesso aos diferentes modais de transporte no Distrito Federal.
O BRB tem se destacado como um importante agente na promoção da mobilidade urbana por meio do BRB Mobilidade, serviço que, desde novembro de 2019, integra o transporte público do Distrito Federal. Com a solução, o banco busca facilitar o acesso ao transporte coletivo e disponibiliza aos usuários diversas formas para recarga dos cartões, incluindo a recarga via PIX pelo app BRB Mobilidade, além de oferecer a opção de pagamento da passagem diretamente nos validadores com cartões bancários de débito ou crédito.
Fonte: TI Inside