Iniciativa pioneira do Governo do RN contemplou 50 empresas de moda e turismo
De forma inédita, o Governo do Estado aposta no desenvolvimento de projetos de inovação de micros e pequenas empresas no Rio Grande do Norte. A iniciativa pioneira foi celebrada com o encerramento do edital “Moda e Turismo: sustentabilidade e inovação”, na noite desta terça-feira (13), no Solar Bela Vista, em Natal. O edital, lançado em junho de 2022, contemplou um total de 50 empresas, especialmente das regiões do Oeste e Seridó do Estado, sendo 25 da indústria têxtil e 25 do setor de turismo.
“Vamos bordar e pintar cada vez mais a moda e o turismo no Rio Grande do Norte, impulsionando o crescimento econômico das regiões contempladas e contribuindo para a criação de um ambiente mais competitivo e sustentável nos setores têxtil e turístico do nosso estado”, comemorou a governadora Fátima Bezerra.
O objetivo principal do edital foi viabilizar projetos que estimulassem o desenvolvimento de soluções inovadoras, visando o aumento da competitividade, sustentabilidade, geração de emprego e renda nos setores contemplados. A iniciativa foi realizada em parceria com o Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (FAPERN), e o SEBRAE/RN.
“A gente priorizou duas áreas estratégicas para o desenvolvimento do Estado: área de moda e a de turismo, priorizando os projetos do interior do estado. O grande encantamento é porque a inovação está sob vários aspectos: a inovação da sustentabilidade, a inovação na inclusão, a inovação nos tipos de matéria e das propostas. Muito bom, uma parceria muito bem sucedida com o Sebrae que vamos dar continuidade. Esse foi piloto”, ressaltou o presidente da FAPERN, Gilton Sampaio.
Com recursos provenientes do FUNDET (Fundo Estadual de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), o investimento total do estado atingiu a marca de R$ 400 mil, distribuídos em aportes financeiros de R$ 13 mil para cada uma das propostas selecionadas.
“Essa é uma primeira etapa e o nosso desejo é de ampliar ainda mais essa cooperação, crescendo não só em número de empresas que podem ser contempladas mas também no valor a ser investido. O investimento quando é feito dessa forma pactuada e colaborativa movimenta a economia local e desenvolve a economia dos territórios, dos pequenos municípios, fazendo uma diferença enorme na vida, não só econômica, mas principalmente social”, avaliou o diretor do SEBRAE-RN, João Hélio.
O edital esteve aberto a pessoas jurídicas formalizadas como Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP), e contou com uma ampla participação de empreendedores da região. O evento de encerramento foi marcado por um desfile de moda, com a apresentação de 21 projetos de empresas contempladas, além de performances culturais, embalado pelas músicas interpretadas pelas cantoras potiguares Crystal e Tanda Macedo, do projeto Estação Mulheres – Edição Caicó, que também foi contemplado pelo edital no setor de turismo.
A iniciativa “traz o bem de realizar sonhos”, definiu Wilza Santos, do projeto “Criando com as Filomenas”, da marca Caju Maria, um dos contemplados pelo edital, no município de Pau dos Ferros. “O projeto já era idealizado, mas para uma marca pequena tirar do orçamento, de um caixa após pandemia, pós-maternidade no meu caso, para conseguir pagar dignamente todas as pessoas envolvidas iria acontecer, mas daqui a muito tempo”.
As Filomenas é um grupo de mulheres quilombolas, que não tem acesso à internet, não tem acesso a editais. “Mostramos a elas que a produção delas têm valor”, destacou Wilza.
Durante a execução do projeto as empresas também receberam capacitação e mentoria nas áreas de modelos de negócios, finanças e marketing, visando aprimorar suas estratégias e fortalecer suas atuações nos respectivos setores.
O slogan do edital, “transforme sua ideia em uma ação de desenvolvimento para o Oeste e Seridó potiguar”, reforça a importância de impulsionar o crescimento econômico sustentável nas regiões contempladas, promovendo a inovação e a valorização da cultura local.
Acompanharam a governadora a secretária extraordinária da Cultura, Mary Land Brito, a secretária estadual de turismo, Ana Maria Costa, o secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Silvio Torquato, o diretor-presidente da Fundação José Augusto, Gilson Matias.
Fonte: Fapern