Governo do Maranhão fortalece compromisso com a ciência com reajuste médio de 12,4% nas bolsas da FAPEMA
O Governo do Maranhão fortalece o compromisso com a ciência, tecnologia e inovação com investimentos em bolsas da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). Cerca de 1.600 pesquisadores maranhenses contemplados com bolsas da instituição para desenvolver seus projetos receberam no último dia 12 de agosto o valor com reajuste médio de 12,4%.
A medida equipara o valor das bolsas da fundação às do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e reforça as ações do Governo pela valorização e reconhecimento da ciência e pesquisa maranhense.
“Uma ótima notícia aos nossos pesquisadores que, sem dúvida, merecem esse reconhecimento e terão ainda mais estímulo para produzir ciência e continuar elevando o Maranhão no cenário nacional. O governador Carlos Brandão vem mostrando seu compromisso com os firmes investimentos, entendendo a importância do setor para o desenvolvimento do Estado. Esse reajuste garantirá mais recursos para que os pesquisadores se dediquem, ainda mais, aos seus projetos e descobertas que impactam positivamente no desenvolvimento do Maranhão e na qualidade de vida das pessoas”, pontuou o presidente da Fapema, Nordman Wall, completando que as bolsas são pagas até o dia 15 de cada mês, como consta na Resolução nº 12 de 2022.
O reajuste no valor das bolsas reforça o viés de prioridade que o governo confere à ciência e à tecnologia no estado. Para este ano, os investimentos em pesquisa, destinados aos editais da fundação, são de R$ 42 milhões; e ainda, em parceria com o Governo Federal, mais iniciativas serão executadas no setor. Nesse sentido, o Governo, a partir das ações da Fapema, se consolida no cenário do investimento em inovação, tecnologia e pesquisa cientifica, entre as fundações do país.
Para os pesquisadores que terão suas rotinas impactadas positivamente por esse aumento, a medida representa o reconhecimento da gestão para elevar o potencial e qualificar os projetos do Maranhão. Para a mestranda em Ciência Animal, pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Juliane Pinheiro, o reajuste impacta no aumento das pesquisas e estimula as produções. “Parabenizo o Governo do Estado, a Fapema e os todos os órgãos de pesquisa. Que continuem valorizando os pesquisadores. É difícil ser pesquisador é ter acesso a estes auxílios, é muito importante de decisivo para nós”, frisou.
A professora da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Layane Mota, destacou que “o reajuste do valor das bolsas da Fapema representa um instrumento para a superação dos mais diferentes desafios e compreende uma conquista significativa para a comunidade acadêmica”. Ela acrescentou ainda que “o reajuste pode contribuir para a extensão do acesso à educação de qualidade, na mobilidade urbana, para a redução da evasão de estudantes de pós-graduação e também, na melhoria da qualidade das pesquisas de ensino no país”.
Fonte: FAPEMA