falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740

Governo do Estado anuncia reajuste de bolsas Fapema durante Fórum Nacional Consecti & Confap - Consecti

Governo do Estado anuncia reajuste de bolsas Fapema durante Fórum Nacional Consecti & Confap - Consecti

Giro nos estados
19 junho 2023

Governo do Estado anuncia reajuste de bolsas Fapema durante Fórum Nacional Consecti & Confap

O governador Carlos Brandão anunciou o reajuste nos valores das bolsas de pesquisa concedidas pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). A notícia foi divulgada durante a abertura oficial do Fórum Consecti & Confap, nesta quinta-feira (15), no Hotel Luzeiros, Ponta do Farol. Na ocasião, ele anunciou ainda, mais investimentos na pesquisa e inovação no Maranhão, com ampliação de projetos e reforço das ações nos municípios.

“É um grande evento que o Maranhão sedia, com a presença de representantes dos principais órgãos de ciência e tecnologia do Brasil, para demonstrarmos as experiências maranhenses, além de conhecer as iniciativas de outros estados. Nesse sentido, estamos satisfeitos, pois, o Maranhão é um dos que mais apoia este segmento. É o segundo no Brasil em investimentos na área de pesquisa, e prosseguiremos avançando”, pontuou o governador Carlos Brandão.

O governador destacou iniciativas para o segmento. “Vamos valorizar, ainda mais, os pesquisadores e estimular a produção das pesquisas, com reajuste nos valores das bolsas concedidas pela FAPEMA, equiparando ao nível do CNPq, acompanhando o governo federal. No momento em que fazemos esse anúncio, simboliza que a ciência e a tecnologia são prioridades em nosso estado, de verdade. O orçamento da fundação, em nosso estado, é de 42 milhões de reais, bem robusto, considerando o volume de investimentos que nosso estado tem. E, em parceria com o Governo Federal, vamos avançar ainda mais”, enfatizou Brandão.

Na ocasião, ele anunciou mais investimentos para a ciência no Maranhão. Temos grandes talentos na ciência e tecnologia, e reforçaremos os investimentos e os apoios para darmos a devida oportunidade aos municípios e contribuir no avanço do conhecimento e do desenvolvimento. Esta e outras iniciativas serão compartilhadas neste, que é um dos maiores eventos para divulgação das realizações na área da pesquisa científica brasileira, servindo de vitrine mundial para os avanços maranhenses”, concluiu o governador.

O momento reuniu presidentes e representantes das 27 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), secretários estaduais de Ciência & Tecnologia, representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e de agências federais e internacionais do segmento para debater temas prioritários da política científica e tecnológica no Brasil.

O fórum é realizado pelo Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (Consecti) e pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão (Secti-MA) e a FAPEMA.

Fonte: Notícias do Estado do Maranhão