falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740
[google-translator]

Governo do Ceará vai formar 7400 jovens em 5G, Programação e computação em nuvem - Consecti

Governo do Ceará vai formar 7400 jovens em 5G, Programação e computação em nuvem - Consecti

Giro nos estados
23 julho 2024

Governo do Ceará vai formar 7400 jovens em 5G, Programação e computação em nuvem

As aulas de qualificação de 4600 jovens dos programas Residência em TIC e C-Jovem, uma parceria do Governo do Ceará e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação começaram, com investimentos de R$ 34 milhões, captados por meio da Lei de Informática.

Em 2025, outras 2800 vagas vão estar disponíveis. O programa tem o objetivo de formar milhares de jovens cearenses para atuarem no mercado de novas tecnologias por meio de capacitação técnica e de habilidades sociais, englobando lógica, inglês, empreendedorismo e inovação, projeto de vida, comunicação e relacionamento interpessoal.

Durante o programa, os alunos irão realizar cursos de Infraestrutura de Redes 5G, Programação IOS e Computação em Nuvem, ministrado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), e Trilha de Ciências de Dados e Trilha de Full Stack, ministrado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e pelo Instituto Atlântico.

Com o projeto, o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) deve suprir sua necessidade de profissionais, de maneira a impactar a qualidade de vida dos profissionais e gerar novas oportunidades para jovens que estejam cursando o Ensino Médio na rede pública ou privada do estado, ou recém-egressos.

No ano passado, a ministra Luciana Santos esteve no Ceará para dar início à parceria entre o Residência em TIC e o C-Jovem, lançado pelo estado em 2022. Voltada aos estudantes do ensino médio (regular, integral e profissionalizante), técnico subsequente, recém-formados no ensino médio (há até três anos) e do ensino superior, a iniciativa tem parceria com o IFCE, a UECE e o Instituto Atlântico para ofertar capacitações gratuitas em 5 trilhas de especialidades na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Fonte: Convergência Digital