falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740
[google-translator]

Governo do Ceará entrega CVT Fortaleza focado em inovação e desenvolvimento tecnológico - Consecti

Governo do Ceará entrega CVT Fortaleza focado em inovação e desenvolvimento tecnológico - Consecti

Giro nos estados
26 março 2025

Governo do Ceará entrega CVT Fortaleza focado em inovação e desenvolvimento tecnológico

O governador Elmano de Freitas participou, nesta quinta-feira (20), da inauguração do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Fortaleza. A unidade, localizada no bairro José Bonifácio, tem como um de seus principais focos a inovação, contando com computadores adequados a cursos voltados para o desenvolvimento de aplicações digitais e jogos. O CVT Fortaleza integra a Rede CVT, composta por 28 unidades que pertencem ao Governo do Ceará, por meio da Secitece, e estão espalhados pelo estado, com a oferta de cursos de qualificação profissional para pessoas de todas as idades. As formações são realizadas por meio do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), Organização Social (OS) contratada pela Secitece para executar ações no âmbito da educação profissional e tecnológica no estado.

“A nossa juventude quer que aquilo que ela aprenda tenha sentido para a vida dela. Quando falamos de um CVT, não estamos falando somente de curso, mas sim de dar curso aos sonhos e projetos das pessoas. É aqui que elas irão seguir com aquilo que fará parte dos seus futuros. Podem ter certeza que vamos ampliar ainda mais o nosso investimento para os CVTs, pois acreditamos nessa política”, destacou o governador Elmano de Freitas.



Pensado como um hub de inovação, o CVT Fortaleza conta com quatro laboratórios de informática, duas salas de aula, uma sala multiuso, uma sala de reunião, um setor pedagógico e a Fábrica de Desenvolvimento do Centec (Fabdec). O investimento na reforma do prédio foi de R$ 612 mil.

Titular da Secitece, Sandra Monteiro agradeceu o olhar sensível do governador Elmano de Freitas em relação ao desenvolvimento da educação tecnológica estadual. “Qualificar essas pessoas por meio da educação é uma das missões da Secitece. A educação que tem poder de mudar as pessoas e o entorno delas. A Secitece fica agradecida pela sensibilidade do governador em saber que a educação é libertadora e transformadora. Seguimos à disposição para pensarmos cada vez mais em inovação e no desenvolvimento educacional estadual”, disse.


Presidente do Centec, Cleyton Monte ressaltou o significado da inauguração, sempre pensando em expandir bons projetos. “Esse é um momento histórico e de celebração para o Centec. Esse espaço é um território de inovação. Aqui vamos oferecer qualificação de ponta para quem mais precisa. Nossa ideia é que esse espaço seja um daqueles que virão. Queremos levar essa experiência para o Interior e certamente faremos isso com o apoio do Governo do Estado”, afirmou.

O CVT Fortaleza oferta cursos em diversas áreas, proporcionando capacitação profissional de qualidade e acessível. O local é também um espaço de oportunidades, preparando jovens e adultos para o mercado de trabalho digital.


Espaço fundamental

Lia Godoy é desenvolvedora independente de games. Atuante na área há quatros anos, a profissional paulista considera o espaço fundamental não só para a criação, mas para o aperfeiçoamento de ideias. “Na Fabdec, os desenvolvedores podem vir e dar seguimento aos seus projetos. É um espaço que nos ajuda completamente no processo criativo. Tudo tem sido bem colaborativo”, contou.

Seu último projeto gerado no CVT Fortaleza foi o game Muse, com temática focada na saúde mental feminina. “É sobre uma artista passando por experiências emocionantes bem reais e complicadas como depressão, síndrome do impostor. O jogador, então, se depara com alternativas para fazer com que a personagem avance em sua vida e possa superar tudo isso”, completou.






Responsável pela trilha de games e inovação, Daniel Gularte explica que muito dos projetos criados e desenvolvidos no CVT Fortaleza tem a ver com iniciativas do Governo do Ceará em diversas áreas, sempre buscando conexões com a população e seus desafios do cotidiano. “Priorizamos projetos que tenham envolvimento com as políticas públicas do Estado. Para quem já tem uma ideia, essa pessoa pode entrar em contato conosco para fazer uma visita, apresentar o projeto, para que possamos analisar o seu potencial e acolher no CVT, em qualquer que seja o nível atual da ideia”, pontuou.

Fonte: SCT CE