Governo do Ceará certifica multiplicadores do primeiro ciclo do projeto H-TEC
O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), irá certificar 379 alunos concludentes do primeiro ciclo do curso para Multiplicadores do Projeto H-TEC, voltado à qualificação em energias renováveis. O evento está marcado para esta terça (12), a partir das 10 horas, no Senai da Barra do Ceará, em Fortaleza (acesso pela Rua Florêncio de Alencar, 900). A atividade contará com a presença do governador Elmano de Freitas, acompanhado da titular da Secitece, Sandra Monteiro.
O Projeto H-TEC é um plano de capacitação e fortalecimento da cadeia de fornecimento de energia renováveis, por meio de qualificação profissional no estado. Durante a primeira etapa do projeto, serão oferecidos cursos gratuitos em energias renováveis para a população. Além disso, o projeto implementará laboratórios em 13 escolas de ensino profissionalizante em todo o Estado do Ceará.
Detalhes
Os 379 concludentes do primeiro ciclo do curso para Multiplicadores estão divididos em três polos: 164 em Fortaleza, 112 em Juazeiro e 103 em Sobral. A carga horária total do curso é de 360h, dividida entre teoria e prática. O conteúdo inclui temas como hidrogênio verde, distribuição de energia, energia eólica, energia solar e segurança do trabalho.
Além dos alunos formados, no último dia 30 de setembro o projeto deu início às aulas práticas do segundo ciclo de curso, com mais 505 alunos em Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral. Os estudantes formados nesta etapa serão multiplicadores, e, após a certificação, irão replicar o conhecimento adquirido, formando mais 11.550 profissionais nas escolas do Governo do Estado.
[+] Sobre o Projeto H-TEC
Com investimento estadual de R$ 34 milhões ao longo de quatro anos, o H-TEC tem como principal objetivo dar suporte para o setor de energias renováveis, por meio da capacitação de profissionais qualificados. Com o projeto, serão implantados laboratórios de ensino especializados e de formação técnica, alinhados ao mercado de trabalho na área de geração de energias eólica, solar fotovoltaica e hidrogênio verde.
O projeto conta com a parceria da Secretaria do Trabalho do Ceará (SET); da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc); da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE); da Universidade Federal do Ceará (UFC); da Universidade Estadual do Ceará (Uece); do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); e do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec). Além do apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e também da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), instituição vinculada à Secitece.
Fonte: SECITECE CE