falecom@consecti.org.br
(61) 3702-1740
[google-translator]

Governo do Amapá participa de premiação de trabalhos acadêmicos na 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - Consecti

Governo do Amapá participa de premiação de trabalhos acadêmicos na 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - Consecti

Giro nos estados
21 outubro 2024

Governo do Amapá participa de premiação de trabalhos acadêmicos na 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

O Governo do Estado participou na sexta-feira, 18, da cerimônia de premiação do 13º Congresso Amapaense de Iniciação Científica (Conaic), realizado dentro da programação da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Amapá, no Aeroporto Internacional de Macapá.

No total, foram premiados 80 estudantes de graduação que fazem parte de programas de iniciação científica ou tecnológica das Universidades Federal do Amapá (Unifap) e do Estado do Amapá (Ueap), do Instituto Federal do Amapá (Ifap), da Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (Embrapa) e do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa).

Das oito categorias, a acadêmica Verena Holanda, do curso de engenharia florestal da Ueap, foi a vencedora na área de Ciências Agrárias. Ela conquistou o primeiro lugar com um projeto sobre a utilização de equipamentos baseados em princípios trigonométricos e geométricos para estimar a altura em florestas nativas do Amapá.

“Essa premiação foi muito especial, porque ano passado eu também fui premiada, só que eu fiquei em terceiro lugar. Mas agora o topo do pódio veio. O projeto foi uma ideia minha, que o meu orientador topou e nunca largou minha mão em nenhum momento”, disse Verena, emocionada.

Após ver a aluna Verena receber a premiação, o professor Jadson Abreu destacou a importância do trabalho desenvolvido por ela para a sociedade.

“A pesquisa dela é muito importante, principalmente, para as empresas que atuam na área de manejo e misturação florestal, que ainda enfrentam grandes problemas para determinar a altura de árvores nativas, e a altura é uma variável importante para calcular o volume, que são isso que as empresas vendem, volume em metros cúbicos”, pontuou o orientador Abreu.

Com o nível dos trabalhos científicos aumentando a cada ano, a reitoria da Ueap destaca que esse resultado é fruto da valorização dos trabalhos científicos produzidas dentro da academia.

“O nosso congresso é uma das maiores vitrines da pesquisa acadêmica, por isso, ele não é apenas um momento de mostrar para a sociedade as pesquisas que realizamos, mas também de valorizar o esforço conjunto de professor orientador e o aluno para criar novos conhecimentos”, ressaltou Kátia Paulino, reitora da Ueap.

Para o secretário de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), Edivan Andrade, inserir premiações como o Conaic no maior evento de divulgação científica do Amapá é muito importante colher bons frutos no futuro.

“A Setec apoia o Conaic, porque entendemos que isso serve como estímulo para esses jovens pesquisadores se tornem cientistas, mestres e doutores, que contribuam com o desenvolvimento do Amapá. Hoje, temos que trazer para a superfície, cada vez mais, o entendimento de que a pesquisa tem que ter apropriação social e econômica”, ressaltou Andrade.

Conaic

O Congresso Amapaense de Iniciação Científica é voltado para aos estudantes de graduação que façam parte dos Programas de Iniciação Científica ou Tecnológica, apresentando os resultados para o público geral.

A premiação ocorre em oitos de áreas de conhecimento, sendo ciências biológicas, agrárias, da saúde, humanas, sociais e exatas e da terra, além de engenharias, linguística, letras e artes.

21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

O evento é realizado no Amapá com parceria da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia e Instituto Federal do Amapá (Ifap), além das Secretarias de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), Cultura (Secult) e Educação (Seed), bem como a Universidade do Estado do Amapá (Ueap), o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap).

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DESTE SÁBADO, 19

Integram a programação, ainda, a Universidade Federal do Amapá (Unifap), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Associação Amapaense de Empresas de Tecnologia (Amapatec), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Serviço Social da Indústria no Amapá (Sesi), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Norte da Amazônia Airports (NOA).